O executivo Jensen Huang, CEO da , encontrou um mentor inesperado durante uma visita fora do comum ao Japão. Ele contou a história na Chinese American Semiconductor Professional Association, em 2023.
Durante uma visita em um templo que abriga a maior coleção de musgo do mundo, em Kyoto, no Japão, Huang revelou o melhor conselho de carreira que já ouviu, a respeito do tempo.
Dentro do local, um homem idoso estava “agachado, trabalhando no musgo”. Os turistas passavam por ele, assim como Huang e sua família.
Huang parou ao notar que o homem cuidava do jardim com uma pinça e uma cesta de bambu, que continha apenas três pequenos pedaços de musgo morto. “O que está fazendo?”, perguntou Huang. “Ele disse que estava cuidando de seu jardim”, lembrou o empresário.
O conselho do jardineiro
Depois de o CEO da Nvidia perguntar mais, o homem revelou que trabalhava lá havia quase 30 anos. Ao observar suas ferramentas, Huang se perguntou como o idoso conseguia cuidar de um jardim tão grande com instrumentos tão pequenos. “Ele disse algo que é perfeito: ‘Tenho muito tempo’”, recorda Huang.
“Esse é o melhor conselho de carreira que posso lhe dar”, diz Huang. “Na maioria das vezes, espero que as coisas venham até mim. Raramente estou correndo atrás das coisas.”
As palavras do jardineiro e a interpretação do líder da Nvidia também remetem ao filósofo iluminista francês Voltaire, do século 18, cuja obra Cândido ensina a importância de cultivar o próprio jardim e encontrar realização no trabalho produtivo.
Huang encontrou muito sucesso ao surfar na onda da inteligência artificial, mesmo sem o perseguir. Depois de um trimestre incrivelmente forte, a Nvidia tem até mesmo outros líderes empresariais lhe dando crédito.
Sucessos da Nvidia
O CEO lucrou imensamente com as conquistas de sua empresa, seu patrimônio líquido subiu para US$ 90 bilhões à luz do recente desempenho das ações. Ao lembrar de seu longo período na Nvidia e do jardineiro, ele oferece um conselho fundamental: “Dedique-se a aprender o tempo todo, fazendo o melhor trabalho possível.”
Independentemente de ser autêntico ou não, Huang conta uma história de tentativa de se manter firme e se entregar totalmente ao momento, ao escolher não consultar as horas.
“Estou concentrado no agora”, explicou o CEO da Nvidia. “Estou gostando do meu trabalho. Sou o CEO de tecnologia mais antigo do mundo. Estou praticamente desempregado agora e, graças a Deus, gostei do meu trabalho.”
Fonte: revistaoeste