Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Brasil: Potencial gigante no agronegócio para crescer em produção e tecnologia, diz CEO do Canal Rural Sul.

2024 word3
O potencial inovador, as tendências, as oportunidades e os desafios do agronegócio brasileiro foram alguns dos temas que o diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural, Giovani Ferreira, apresentou para lideranças empresariais na manhã desta quarta-feira (3) em encontro exclusivo promovido pelo GazzConecta na sede da Gazeta do Povo em Curitiba.
A palestra antecede o GazzSummit Agrotechs, evento inédito dedicado à discussão e promoção da inovação no agronegócio brasileiro que será realizado na paranaense no dia 15 de agosto, reunindo mais de 25 palestrantes em 12 horas de imersão com conteúdo especializado.
Ferreira é um dos nomes que farão parte do GazzSummit. No pré-evento esta quarta-feira, ele deu um amplo panorama sobre a atividade agrícola no país, destacando sua posição no mercado internacional como um dos principais exportadores de soja, milho e outros produtos.
Para ele, o Brasil é o grande player do agronegócio moderno devido à sua capacidade de atender à crescente demanda mundial por proteína animal, vegetal e energia verde. “O único bloco no mundo capaz de atender o crescimento dessa demanda é a , liderada principalmente pelo Brasil. Nosso grande concorrente neste aspecto seria os Estados Unidos, mas ele está estagnado”, disse.
Ele explica que, enquanto o Brasil tem potencial de crescimento, os Estados Unidos estão saindo do mercado de exportação devido à falta de área cultivável e ao aumento demanda interna. “Boa parte do que eles produzem está sendo revertida para o próprio consumo interno uma vez que a população cresce e faltam áreas para cultivar, para criar”, pontuou.
“O Brasil tem, hoje, um potencial enorme para crescer em área produtiva e em tecnologia. Precisamos aumentar a nossa produtividade para que sejamos mais eficientes e competitivos. Ainda há espaço para isso. Hoje, estamos recuperando áreas degradadas, transformando pastagens extensivas em terras agrícolas produtivas, aumentando a produtividade da pecuária e liberando áreas para a agricultura para que possamos crescer em produção e atender essa demanda crescente de exportação. É por isso que falo que somos os maiores players do agronegócio do mundo”, afirmou.

Produtividade com responsabilidade

Apesar dos desafios relacionados ao desmatamento e questões ambientais, o Brasil tem implementado cada vez mais iniciativas para incentivar práticas agrícolas sustentáveis e proteção ambiental. Segundo o consultor, o país tem a legislação ambiental mais rigorosa do mundo. Isso significa que preservar é condição para produzir. “Preciso preservar solo, água e florestas para criar um ecossistema, um clima adequado para produzir, senão não produz. O produtor brasileiro é consciente”, disse.
Ferreira destacou que a agricultura familiar é parte significativa da produção agropecuária . Esses pequenos produtores geralmente adotam práticas agrícolas que estão mais em sintonia com o ambiente local, procurando reduzir os impactos ambientais que poderiam afetar recursos naturais essenciais, como água e biodiversidade, dos quais dependem para sua produção. “Fatores como esse fazem com que o Brasil consiga avançar em área produtiva e preservação do meio ambiente, respeitando a mais importante e rigorosa legislação ambiental do mundo”, comentou.

Tecnologia a favor do agronegócio

Neste contexto, o avanço tecnológico tem papel fundamental, colaborando com soluções que ajudem a melhorar a produção e a mitigar riscos. “As startups e a tecnologia estão a favor do agronegócio, propondo melhores práticas agrícolas e usando dados para auxiliar a tomada de decisão a fim de tornar o negócio mais eficiente e competitivo. A inteligência artificial tem um papel muito importante nesse aspecto”, disse.
Ferreira ainda destaca que, para garantir eficiência e sustentabilidade na produção agrícola, é essencial conectar diferentes elos da cadeia produtiva. “Para além da tecnologia, o que temos é um papel muito importante de conectar pessoas, conectar todos os elos da cadeia produtiva, conectar campo e cidade para que possamos fazer a lição de casa e sejamos, de fato, não apenas o maior provedor de alimento, segurança e abastecimento alimentar do mundo, mas que façamos isso com eficiência, com tecnologia, otimizando recursos, especialmente os naturais”.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo