O Antonov AN-124, maior avião de carga em operação, voltou ao Rio de Janeiro depois de quatro anos. Ontem, pouco antes de 13h20, a aeronave ucraniana, operada pela Antonov Airlines, pousou no , na Ilha do Governador, zona norte. A aeronave transportava equipamentos para uma indústria de óleo e gás local.
Partindo de Hong Kong, na quinta-feira 26, o avião fez uma escala técnica em Mombaça, no Quênia, para reabastecimento e descanso da tripulação. Na madrugada de sábado, o AN-124 decolou rumo ao Brasil, transportando uma carga especial de grandes dimensões, que não cabia em um avião convencional.
A previsão é que o Antonov AN-124 deixe o Brasil neste domingo, 29, com destino a Houston, nos Estados Unidos, depois da descarga completa dos equipamentos. A companhia não divulgou o nome da empresa de gás que adquiriu os equipamentos.
“A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte”, disse Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, ao portal g1. “Além de validar a eficiência e confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais desafiadores.”
Aeroporto do Galeão
O Aeroporto do Galeão possui a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com mais de 4 km de extensão. O terminal é o segundo mais movimentado do país em viagens internacionais, ficando atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A Antonov Design Bureau desenvolveu o avião Antonov AN-124, conhecido como Ruslan, na Ucrânia, há mais de 40 anos, em 1982. Durante seis anos, o Ruslan deteve o título de maior avião do mundo, até que o Mryia, também da Antonov, o superou, em 1988. Em 2022, o Mryia foi destruído durante um conflito armado.
O avião recebeu o nome Ruslan em homenagem a um herói russo e soviético, e é conhecido no Brasil como “Toninho”. O Antonov AN-124 Ruslan possui 69 metros de comprimento, equivalente à medida do lado menor de um campo de futebol, onde estão as traves. Em altura, a aeronave atinge cerca de 21 metros, correspondendo a um edifício de seis andares. Sua envergadura, que é a distância entre as pontas das asas, é de 73 metros.
A aeronave é equipada com três conjuntos de trem de pouso, totalizando 24 rodas, projetados para sustentar tanto o peso da aeronave quanto a capacidade de carga.
Avião requer pista grande para decolagem
O Antonov Ruslan requer uma “pista de código 4” para decolar, o que significa que necessita de pistas com mais de 1,8 mil metros de comprimento. O Aeroporto de Salvador, por exemplo, possui uma pista de 3 mil metros. No entanto, para pousar, o avião precisa apenas de mil metros de pista, uma característica chamada de “pouca pista” pelos pilotos.
Em termos de capacidade de carga, o Antonov AN-124 pode transportar até 150 toneladas, equivalente ao peso médio de dez ônibus básicos. No entanto, o recorde registrado foi de 135 toneladas, alcançado em 1993, quando o Ruslan transportou um gerador elétrico da Siemens da alemanha para a Índia.
Atualmente, a aeronave é utilizada para transportar uma variedade de cargas, com destaque para equipamentos pesados e produtos da indústria de mineração. Originalmente, o Antonov Ruslan foi projetado para o transporte de tanques, tropas, lançadores de mísseis e outros materiais militares.
Fonte: revistaoeste