Manoel José Nunes Neto, um jovem de 17 anos do , foi recentemente agraciado com o Prêmio Stockholm Water Prize 2024, considerado o “Prêmio Nobel da Ciência Jovem”. Sua inovação, um rover aquático, promete revolucionar o monitoramento da qualidade da água. Para tanto, usará um barco autônomo de baixo custo, capaz de analisar parâmetros essenciais, como pH, temperatura, turbidez e oxigênio dissolvido.
O projeto é especialmente significativo em um contexto global alarmante. De acordo com o relatório da Unesco e da Água, 26% da população mundial não tem acesso à água potável, e 3,6 bilhões de pessoas vivem sem serviços de saneamento seguros. Em 2019, 1,4 milhão de mortes foram atribuídas a condições inadequadas de higiene, o que destaca a urgência de inovações como a de Manoel.
Desenvolvido com materiais recicláveis e placas solares para utilização de energia limpa, o rover aquático foi inspirado pelas comunidades ribeirinhas do Piauí. Manoel explica que, frequentemente, as autoridades só tomam conhecimento da contaminação da água depois da ocorrência de doenças. Com seu dispositivo, ele busca monitorar constantemente a qualidade da água, para atuar como um sentinela ambiental que opera 24 horas por dia.
A inovação de Manoel não só simplifica o monitoramento de água como também promove uma abordagem sustentável para resolver problemas locais e globais. Ele é o primeiro nordestino a receber esse prêmio — um marco que eleva a visibilidade da ciência brasileira no cenário internacional. “Quero mudar o mundo”, afirma Manoel, ao expressar sua determinação em transformar a realidade ao seu redor.
O Prêmio Nobel de Ciência Jovem
O Prêmio Nobel de , formalmente conhecido como Prêmio Stockholm Water Prize na categoria Jovem, é uma premiação destinada a reconhecer e incentivar inovações e pesquisas feitas por jovens em áreas relacionadas à água e ao meio ambiente. Esse prêmio é considerado uma importante distinção para jovens cientistas e inventores, porque oferece visibilidade e apoio para suas iniciativas.
O objetivo do prêmio é estimular a criatividade e o interesse de jovens em questões ambientais, especialmente no contexto da gestão da água, que é crucial para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.
Os laureados geralmente apresentam soluções inovadoras e acessíveis que podem impactar comunidades e contribuir para a resolução de problemas globais.
Fonte: revistaoeste