Economia

Tarifa de Trump gera divisão entre mato-grossenses: 44% culpam Lula e 64% temem prejuízo financeiro

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros gerou opiniões divididas entre os eleitores de Mato Grosso. É o que revela a pesquisa Percent Brasil, divulgada nesta segunda-feira (11).

De acordo com o levantamento, 40,3% dos entrevistados acreditam que as medidas são justificadas por uma perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, por isso, concordam com o tarifaço. Outros 40,6% discordam e consideram que Trump errou. Já 19,1% não souberam ou não responderam.
O impacto econômico, porém, preocupa a maioria. Para 64,3% dos mato-grossenses, a decisão norte-americana vai prejudicar diretamente a vida deles e de seus familiares. Apenas 18,8% discordam dessa avaliação, enquanto 16,9% não souberam responder.
O estudo também perguntou se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria provocado Trump, resultando na adoção das tarifas. Nesse caso, 44,1% concordam com essa afirmação, 37% discordam e 18,9% não souberam opinar.
Quando questionados se o Brasil deveria aplicar a lei da reciprocidade e impor tarifas semelhantes aos produtos norte-americanos, 28,8% disseram apoiar a medida, mas quase metade, 47,3%, rejeitou a retaliação. Outros 23,9% não souberam responder.
O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas presencialmente entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, em diversas regiões do estado. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.