Abusar do álcool e ter uma alimentação rica em açúcares e gorduras são duas coisas que podem causar muitos danos ao nosso organismo. Esses problemas, inclusive, podem se tornar doenças metabólicas ao longo dos anos, além de potencializar o surgimento de câncer e outras doenças sérias.
Mas também sabemos que o consumo esporádico não traz mal a quem segue uma dieta saudável e tem bons hábitos. Para estes, o final de ano acaba se tornando uma boa época de curtição, de “chutar o balde”.
Cá entre nós, viver em equilíbrio é exatamente isso: curtir os dois lados da balança, saber escolher o saudável como estilo de vida e, eventualmente, sair um pouco da rotina.
Algumas dicas para os dias seguintes a esta festança e comilança podem ajudar você a se recuperar mais rápido, amenizando os danos ao seu organismo. Por isso, separei algumas suplementações para você investir:
N-acetilcisteína
Você já deve ter ouvido falar da NAC, ou então, deve ter recebido em algum momento a prescrição do uso do xarope de NAC. Ele auxilia nos sintomas de tosse e na diluição de muco formado nas infecções ou resfriados.
O que é. A NAC é a forma estável de um aminoácido essencial (que nosso corpo necessita suplementar pois não é capaz de sintetizar sozinho), a L-cisteína.
Benefícios. Uma das suas principais aplicações é pelo seu poder antioxidante. Essa ação se dá pelo aumento de um metabólico chamado glutationa, capaz de proteger as células tanto cerebrais como do fígado e outros órgãos, além de auxiliar no processo de eliminação de químicos, toxinas e álcool pelo fígado.
Sendo assim, a suplementação com N-acetilcisteína pode ser eficaz nos danos causados ao fígado pelo consumo de álcool.
Vale lembrar: a suplementação, assim como a compra e uso de medicamentos, deve ser orientada por um profissional de saúde.
Vitamina B12
O que é. As vitaminas do complexo B possuem uma ação direta na saúde do fígado, em especial a B12. Elas têm alto nível de evidências em tratamentos de pacientes com doenças hepáticas e virais.
Benefícios. Ela atua diretamente na formação de células vermelhas do sangue, regeneração muscular, sistema nervoso e auxiliar, inclusive, na destoxificação.
Alimentos que ajudam: Dietas ricas em carne vermelha, ovos, peixes, frutos do mar, e alguns produtos lácteos. Após as festas, mantenha esse consumo de alimentos proporcionalmente mais alto, por alguns dias.
Whey Protein
O que é. É uma boa fonte de proteínas de fácil digestão, que ajudam na manutenção da massa muscular e no metabolismo das gorduras e carboidratos desse período.
Benefícios. A composição do whey protein é de um aminograma completo, ou seja, possui bons níveis de todos os aminoácidos (essenciais e não essenciais) que irão contribuir para a metabolização da gordura e dos açúcares consumidos anteriormente.
Também serve como suporte proteico na hora de eliminar o álcool do organismo, sistema esse que acaba gerando muitos radicais livres e causando um grande gasto calórico —isso tudo para evitar a utilização de proteínas endógenas como substrato energético.
Zinco
O que é. O mineral é capaz de oxidar o etanol em acetaldeído, facilitando essa eliminação pelo organismo e diminuindo sintomas de ressaca.
Vale lembrar que nenhum suplemento ou nutriente é capaz de reduzir sintomas de um abuso de álcool por longos períodos. Aqui, estamos falando de uma festa de virada de ano ou um encontro com amigos.
Benefícios. A suplementação pode ser capaz de reduzir a taxa de eliminação do etanol pelo corpo e, então, ser útil na recuperação do corpo pelo estresse oxidativo que o álcool e os radicais livres oferecem.
Alimentos que ajudam: oleaginosas, em especial a castanha e a amêndoa, camarão, carnes vermelhas, chocolate amargo (alto teor de cacau).
Por fim, lembre-se de se manter hidratado durante todo o período que estiver consumindo álcool e no dia seguinte. Tenha um excelente ano novo e que 2023 seja muito mais saudável para todos nós.