CUIABÁ MATO GROSSO

Suicídios em Cuiabá crescem 30% em 2025: Desafio da saúde mental em destaque

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dado alarmante acende um sinal vermelho na saúde pública de Cuiabá: a capital registrou um aumento de 30% nos casos de suicídio nos primeiros quatro meses de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior. A revelação foi feita pela psiquiatra Olicélia Poncioni, do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), durante uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que debateu os desafios da saúde mental no estado.

A médica destacou que entre 20% e 30% das consultas em serviços de emergência já estão diretamente ligadas a problemas de saúde mental, com um crescimento notável nos casos de depressão, ansiedade e transtornos psicóticos.

Olicélia Poncioni lembrou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com transtornos mentais, que respondem por 12,3% das causas de invalidez. Os dados da Organização das Nações Unidas (ONU) são ainda mais sombrios: cerca de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos globalmente e uma a cada 45 minutos no Brasil, totalizando mais de 2.160 óbitos diários no país.

A faixa etária mais vulnerável a suicídios está entre 17 e 29 anos. Embora as mulheres apresentem mais tentativas, são os homens que mais concretizam o ato.

Para a psiquiatra, a solução para esse cenário complexo começa na atenção primária, ou seja, nos postos de saúde e unidades básicas dos bairros. “Se o paciente chega no postinho, fala com o agente de saúde e não encontra acolhimento ou atendimento adequado, ele não tem para onde ir. Muitos nem têm dinheiro para o transporte. É na saúde básica que começa a prevenção. Se a gente agir na base, com certeza teremos menos internações e menos emergências psiquiátricas no HMC”, concluiu.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.