O estilista Alexandre Herchcovitch ficou responsável por conduzir o segundo desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW) N59, na noite da última segunda-feira (7), diretamente da boate Blue Space, na capital paulista.
Por lá, o artista apresentou sua coleção inverno/primavera 25, com cores vibrantes, reagentes a luz negra, que se mesclavam a partir de bases mais sóbrias.
Ao todo, 45 looks desfilaram na passarela, incluindo, por exemplo, vestidos com shape sixty, outros em veludo cotelê e camisões, inspirados em modalidades como rúgbi. Outro destaque ficou por conta dos cristais Swarovski presente em joias e acessórios, desenvolvidos pelo designer Hector Albertazzi.

Já na terça-feira (8), foi a vez da Normando, comandada pelos estilistas paraenses Marco Normando e Emidio Contente, abrir o terceiro dia da temporada de moda nacional a partir da coleção “Chove nos Campos de Cachoeira”, inspirada no conto de Dalcídio Jurandir, conhecido como o “romancista da Amazônia”.
Na passarela, a dupla investiu em uma moda urbana, com tempero do Pará. “As nossas coleções carregam uma linguagem universal. A gente traz matérias primas da Amazônia sempre. Então temos a juta, a malva, o látex, misturado com a lã, a seda… e outras matérias naturais”, conta Emidio à CNN.
“Isso se mostra muito nas modelagens, tanto no masculino, quanto no feminino, temos peças muito diferentes uma das outras. Isso reflete muito do que estamos vivendo atualmente, as coisas não têm muita continuidade. A gente recebe muita poluição visual, sonora, e acho que ter essas construções, mostra a reflexão de um pensamento contemporâneo”, acrescenta Marco.
“A gente levanta muito a bandeira do norte. A gente sabe e sente que precisa de uma representação maior aqui e na moda não é diferente. A gente quer ocupar os lugares como nortistas e tirar a gente desse lugar muito exótico”, conclui.
Na passarela, um dos destaques foi Dira Paes que, em conversa com à CNN, concordou a universalidade da etiqueta. “Normando conseguiu ser universal utilizando referências com uma propriedade de quem conhece. Então o material deles é único. É a parte de uma regionalidade que alcança todos na moda porque eles têm um olhar que cabe em vários estágios do dia a dia. Desde o cotidiano, até o maior glamour”.

Na sequência, foi a vez de Leandro Castro, estreante da temporada, desfilar a coleção “Linha”, com peças construídas a partir de resíduos de têxteis diversos, incluindo feltro, denim, linho, viscose, seda e algodão, por exemplo. Com grande destaque para casacos volumosos, a coleção ainda contou com camisas – de listras precisas – e transparência.
O que chamou a atenção do público foi a beleza, assinada por Helder Rodrigues, que trouxe o humor – não em tom de crítica – para refletir sobre a tendência de procedimentos estéticos.
“Aqui é o único lugar onde a gente pode se divertir. A gente quis brincar com procedimentos estéticos e essa retirada de preenchimentos labiais que vem acontecendo recentemente. É um ‘tira e coloca’. Ficamos querendo entender como seria uma boca ultra preenchida, preta, laqueada, com gloss, o maior possível. Não é uma crítica, é só para se divertir e deixar a imaginação fluir”, explicou à CNN.

O penúltimo desfile do dia foi do veterano Lino Villaventura, celebrando os efeitos da natureza, com peças mega texturizadas nervuradas, fluídas, reforçando a potência dos símbolos, a partir de patchwork, rendas, bordados, plissados e drapeados.
Nomes como Ticiane Pinheiro, Samuel Assis e Reynaldo Gianecchini também se juntaram ao casting na passarela iniciada com looks brancos. Logo depois, tons neutros de bege e cinza também apareceram, assim como o preto.

Por fim, Dario Mittmann encerrou a noite com “Golem”, coleção que reflete sobre as incertezas existenciais a partir dos avanços tecnológicos. A passarela também abriu espaço para um encontro entre a moda, e a música – especialmente dentro do cenário do funk, do trap e do rap – onde essa conexão se apresenta ainda mais forte.
Além de Deborah Secco, que desfilou com um look futurista, que se assemelhava a um ciborgue, Pietro Antonelli, Eboby, Pocah e Kayblack também participaram da apresentação do estilista catarinense.

Veja a programação completa da São Paulo Fashion Week N59
6/4 – (domingo)
- 17h – Aluf – Externo
7/4 – (segunda)
- 19h30: Herchcovitch; Alexandre – Externo
8/4 – (terça-feira)
- 10h30 – Normando – JK Iguatemi
- 16h: Leandro Castro – JK Iguatemi
- 18h: Lino Villaventura – JK Iguatemi
- 20h30: Dario Mitmann – JK Iguatemi
9/4 – (quarta-feira)
- 10h30: Weider Silverio – JK Iguatemi
- 16h: Reptilia – JK Iguatemi
- 18h: Led – JK Iguatemi
- 20h30: À La Garçonne – JK Iguatemi
10/4 – (quinta-feira)
- 10h30: João Pimenta – Externo
- 16h: Dendezeiro – JK Iguatemi
- 18h: MNMAL – JK Iguatemi
- 20h30: Walério Araújo – JK Iguatemi
11/4 – (sexta-feira)
- 10h30: Handred – Externo
- 14h30: Patricia Vieira – Externo
- 19h: Piet – Externo
Fonte: cnnbrasil