A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao projeto “A escola ensina, a mulher agradece”, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) focada na educação e no combate à violência doméstica.
O pontapé inicial ocorreu na última sexta-feira (31), com um encontro de capacitação no Centro de Formação Continuada (Ceforme) da Rede Municipal, que contou com a presença da desembargadora e coordenadora Estadual da Mulher do TJ-MT, Maria Erotides Kneip.
A desembargadora Maria Erotides Kneip explicou que o projeto foi trazido para Sinop a pedido do prefeito Roberto Dorner, que demonstrou uma “visão de futuro” ao reconhecer a escola como agente de mudança.
“É um prefeito que tem uma visão de futuro, uma visão que é através da escola que a gente modifica o ambiente, que a gente traz conhecimento e traz ressignificação para aquilo que é a violência que acontece nas casas”, comentou a desembargadora.
Foco na expressão cultural e mudança de mentalidade
A secretária de Educação, Salete Rodrigues, detalhou que o projeto será desenvolvido nas salas de aula com alunos do 1º ao 5º ano até o fim do ano. O foco é permitir que as crianças se expressem sobre o tema de forma lúdica, utilizando desenho, música, poesia, redação e vídeos.
A juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, avaliou a ação como crucial para a formação humana e o combate a uma “cultura da violência” e do “machismo” que está arraigada na sociedade.
“A gente trabalhando com esse menino, com essa menina, certamente nós vamos ter reflexos imediatos já, mas também a longo prazo, na vinda de uma geração melhor,” avaliou a juíza.
Concurso cultural estadual
Para incentivar a participação, as atividades desenvolvidas nas escolas de Sinop concorrerão em um concurso cultural. A desembargadora Maria Erotides Kneip explicou que a competição terá etapas municipal e estadual:
- Fase Municipal: As três melhores atividades de cada escola participante serão selecionadas.
- Fase Intermunicipal: Os trabalhos vencedores de Sinop concorrerão com os melhores trabalhos de Cuiabá e Rondonópolis em diversas categorias (desenhos, poesias, vídeos, etc.).
- Fase Estadual: Serão definidos os três melhores trabalhos de cada categoria em todo o estado de Mato Grosso.
O objetivo é estimular os alunos a expressarem o que entendem por violência doméstica contra a mulher e como se posicionar contra ela.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






