O Sesc Arsenal, em Cuiabá, recebe, entre os dias 23 e 28 de setembro, o projeto Sesc Amazônia das Artes com apresentações de dança, teatro, artes visuais, cinema e música de nove estados que compõem a Amazônia Legal, e do Piauí, como convidado. A iniciativa tem como objetivo valorizar as múltiplas potencialidades e manifestações culturais da região amazônica, promovendo intercâmbio entre os estados participantes.
A abertura será no dia 23, com a apresentação literária “O pequenino grão de areia e outros contos”, de Luís Eduardo, da Lúdica Cia de Arte, do Acre, no teatro, às 14h30. Inspirado por uma experiência marcante ao ouvir o mestre Francisco Gregório Filho narrar o clássico “Aquele Grão de Areia”, o contador de histórias descobriu sua paixão pela arte da narração, transformando-a em modo de vida e expressão artística.
Mais tarde, às 19h, no jardim, acontece o show musical de Zé Miguel e Banda, do Macapá, capital do Amapá. O cantor e compositor amapaense apresenta o espetáculo “Amazônia na Veia”, que ultrapassa a esfera musical e se consolida como um manifesto artístico. Reconhecido por sua trajetória de engajamento com as questões ambientais e sociais da região, Zé Miguel reafirma, por meio do show, sua ligação profunda com a Amazônia e seus povos.
No dia 24, às 9h, o teatro recebe o espetáculo “O Sarau do Feupuudo”, dirigido e interpretado por Marcos Efraim, do Amazonas. A peça transporta os espectadores para o universo do palhaço Feupuudo. Entre interações divertidas com a plateia, o personagem se comunica por meio de gestos e da Língua Brasileira de Sinais, garantindo uma experiência inclusiva.
Às 15h, no mesmo local, o Grupo Redemoinho de Dança, do Piauí, apresenta “Mistérios do Tempo”, uma celebração da ancestralidade nordestina. O espetáculo investiga o tempo como mistério presente nas memórias corporais, relacionando natureza, afetos, sagrado e sonhos. Valorizando o passado, mas apontando caminhos para o futuro, a obra afirma que o chão da dança também sustenta o porvir.
No dia 25, às 14h30, a Cia VostraZ de Teatro, de Mato Grosso, apresenta, no teatro, “Pantanal: Memórias Esquecidas”, espetáculo que traz relatos reais de ribeirinhos, vaqueiros e moradores apaixonados pelo Pantanal mato-grossense. A peça surgiu a partir de vivências e da coleta de histórias na região de Poconé, na Transpantaneira e em Porto Cercado.
Às 19h, no jardim, o Teatro Ruante, de Rondônia, apresenta um show de palhaçaria com as desastradas Tinnimm e Tuminga, no espetáculo “Cabaré Ruante”. Interativo e colorido, o espetáculo cria um ambiente descontraído e dinâmico, promovendo a conexão do público com o universo cômico das palhaças.
No dia 26, às 19h, o cinema recebe a Mostra de Cinema do Sesc Amazônia das Artes, que reúne produções audiovisuais de todos os estados que compõem a Amazônia Legal, além do Piauí, estado convidado. A mostra busca valorizar a diversidade cultural e fomentar o intercâmbio entre as narrativas regionais.
No dia 27, às 18h, a Odu Companhia de Dança, do Maranhão, apresenta o espetáculo “Abayomi” – termo que significa “feliz encontro”. A obra propõe um diálogo profundo sobre pertencimento e identidade, unindo as tradições das danças populares maranhenses às histórias de Ita e Jurema, que homenageiam a ancestralidade feminina e os povos originários do Brasil.
Às 19h30, é a vez da Cia Arteatro, de Roraima, apresentar no teatro o espetáculo “Gotas dos Saberes”, uma obra literária em formato de espetáculo, inspirada nas histórias do povo indígena Macuxi. A encenação mescla elementos da infância, experiências pessoais e ancestralidade.
No dia 28, às 18h, o Grupo Artpalco, de Tocantins, encerra a programação no teatro com “Beltrano, o contador de histórias”. O espetáculo transporta o público para Caixolândia, o “país das caixas”, onde memórias, objetos e histórias ganham vida. Beltrano, um viajante destemido, carrega uma enorme caixa repleta de livros, bonecos, fantoches, sons e formas que despertam a imaginação.
Por fim, às 19h, no jardim, o grupo Veropa Sessions, do Pará, apresenta um show musical “Amazônia Afro-caribenha” com repertório dançante que mistura diferentes fusões da música instrumental. Com forte sotaque amazônico, o coletivo promove intensa troca cultural, projetando a música da região para além dos limites geográficos e reafirmando a pluralidade artística doestado paraense.
Serviços
23/09 – Segunda-feira
14h30 – Espetáculo literário “O pequenino grão de areia e outros contos” – Luís Eduardo / Lúdica Cia de Arte (AC) – Teatro
19h – Show musical “Amazônia na Veia” – Zé Miguel e Banda (AP) – Jardim
24/09 – Terça-feira
9h – Espetáculo “O Sarau do Feupuudo” – Marcos Efraim (AM) – Teatro
15h – Espetáculo de dança “Mistérios do Tempo” – Grupo Redemoinho de Dança (PI) – Teatro
25/09 – Quarta-feira
14h30 – Espetáculo “Pantanal: Memórias Esquecidas” – Cia VostraZ de Teatro (MT) – Teatro
19h – Espetáculo “Cabaré Ruante” – Teatro Ruante (RO) – Jardim
26/09 – Quinta-feira
19h – Mostra de Cinema do Sesc Amazônia das Artes – Cinema
27/09 – Sexta-feira
18h – Espetáculo de dança “Abayomi” – Odu Companhia de Dança (MA) – Teatro
19h30 – Espetáculo “Gotas dos Saberes” – Cia Arteatro (RR) – Teatro
28/09 – Sábado
18h – Espetáculo “Beltrano, o contador de histórias” – Grupo Artpalco (TO) – Teatro
19h – Show musical “Amazônia Afro-caribenha” – Veropa Sessions (PA) – Jardim
Fonte: cenariomt