Política

Senadora afirma: mãe e filhas são ícones na luta contra o feminicídio

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

– A senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti (PSD), afirmou que Cleci Calvi Cardoso e suas filhas Miliane, de 19 anos, Manuela, de 12, e Melissa, de 10, se tornaram símbolo da luta contra o feminicídio no Brasil. As três foram assassinadas pelo réu confesso Gilberto Rodrigues dos Anjos, condenado na quinta-feira (7) a 225 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Sorriso (420 km de Cuiabá).

“Mãe e filhas da família Calvi Cardoso, que não tiveram chance de defesa diante do cruel assassino, se tornaram símbolo da luta contra o feminicídio, com o aumento das penas para esse tipo de crime”, disse Buzetti, que acompanhou a sessão de julgamento.

A parlamentar lamentou que a lei que elevou de 30 para 40 anos a pena máxima para feminicídio, sancionada em outubro de 2024, não possa ser aplicada de forma retroativa. “Infelizmente, essa mudança não alcança esse caso, mas terá efeitos positivos para crimes cometidos a partir da sua promulgação”, ressaltou.

Buzetti também falou de outra conquista legislativa: a Lei 15.035, que alterou o Código Penal para permitir a consulta pública do nome completo e CPF de pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual, criando o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, que homenageou com o nome das mulheres Calvi Cardoso.

Durante o julgamento, o viúvo e pai das vítimas, Regivaldo Batista Cardoso, declarou estar satisfeito com a sentença. “Eu achei que foi uma sentença muito boa. Graças a Deus, todos os jurados foram unânimes na condenação do réu e o juiz também foi certeiro com esses 225 anos. Ele vai cumprir os 40 anos, é o devido. Com certeza não vai colocar o pé dele nunca mais fora da cadeia”, afirmou.

Regivaldo reconheceu que a decisão não diminui a dor da perda, mas representa um ato de justiça. “Não vai trazer elas de volta, não vai diminuir o sofrimento, não vai diminuir a saudade, mas a justiça foi feita hoje. Eu agradeço muito a Deus e a todos que participaram, jurados, promotores e o juiz. Que Deus seja glorificado”.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.