O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se nesta semana, no Salão Nobre do Palácio Alencastro com engenheiros, arquitetos e especialistas em urbanismo e planejamento urbano para mais uma rodada de debates sobre a segunda fase do programa Destrava Cuiabá. A proposta segue o objetivo de desburocratizar a construção civil na capital e pensar no crescimento da cidade a longo prazo.
Durante o encontro, Brunini reforçou que sua gestão está empenhada na elaboração de novos projetos de lei que facilitem a vida de quem constrói em Cuiabá, ao mesmo tempo, em que se constrói uma cidade mais eficiente e acessível. “Nós estamos tratando desde o Pedra 90 até o Sucuri. Não é uma cidade de 40 mil habitantes, são 700 mil pessoas e precisamos destravar”, disse o prefeito, ressaltando a complexidade dos desafios enfrentados.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, José Portocarrero, elogiou a condução do processo. “Tenho décadas de atuação como arquiteto e nunca presenciei uma oportunidade como essa. A paciência e a determinação do prefeito em ouvir, discutir e propor mudanças vão revolucionar o setor na capital”, afirmou. Portocarrero também destacou que há avanços significativos em poucos meses de trabalho e que a transformação em curso é profunda.
A primeira fase do Destrava Cuiabá foi marcada pela sanção de duas leis complementares: o Alvará de Obras Autodeclaratório, que dispensa aprovação prévia da prefeitura em obras de baixa e média complexidade, e a liberação da obrigatoriedade de vagas de estacionamento em novos empreendimentos. As medidas foram aprovadas por unanimidade na Câmara e celebradas pelo setor produtivo como um marco para o desenvolvimento urbano de Cuiabá.
#PraCegoVer
O prefeito Abilio está no centro de uma mesa em formato oval debatendo ideias sobre a nova fase do ‘Destrava Cuiabá. Ao seu lado está o secretário José Portocarrero e vários representantes de entidades do setor de construção ão civil, arquitetura e planejamento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Ulisses Lalio
Foto: Erlan Aquino