A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) promove, no dia 1º de julho, em Cuiabá, o encerramento do ciclo de encontros regionais dos grêmios estudantis, reunindo líderes da Baixada Cuiabana e de municípios da região.
As etapas anteriores ocorreram em Matupá e Sinop, nos dias 25 e 26 de junho, abrangendo os 12 polos de educação do interior. Ao todo, mais de 900 dirigentes estudantis participaram das ações, que fazem parte da preparação para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, programado para agosto, também na capital.
Essas atividades são realizadas em parceria com as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de cidades como Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Confresa, Alta Floresta, Juína, Diamantino, Tangará da Serra, Cáceres, Pontes e Lacerda, além de Cuiabá.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a colaboração entre a Seduc e as DREs fortalece a participação juvenil, criando espaços onde as vozes dos estudantes são valorizadas. “Os encontros promovem a liderança jovem, a participação democrática e estimulam a organização dos grêmios nas escolas”, destaca.
Além de dinâmicas formativas, os eventos propõem reflexões sobre o papel dos estudantes como agentes de transformação social dentro da comunidade escolar.
“Os grêmios estudantis são fundamentais para desenvolver lideranças e promover ambientes escolares mais participativos e democráticos. É uma oportunidade para que os estudantes se envolvam nas decisões que impactam suas escolas”, afirma Alan Porto.
Ele também ressalta que, ao participarem dessas iniciativas, os jovens desenvolvem competências como comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão. “Eles aprendem a enfrentar desafios, ouvir diferentes opiniões e buscar soluções que beneficiem a coletividade”, complementa.
Para Matheus Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis na Seduc, a expressiva participação dos estudantes evidencia o potencial transformador da mobilização. “Isso mostra que uma educação de qualidade começa com o envolvimento ativo dos alunos”, afirma.
Os encontros também reforçam a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, destacando que o desempenho da rede é resultado de um trabalho coletivo e do engajamento de toda a comunidade escolar.
Fonte: cenariomt