CUIABÁ MATO GROSSO

Seduc doa 2 mil livros ao sistema prisional de Mato Grosso: impacto da leitura na transformação

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou, neste mês de setembro, a entrega de 2.000 livros ao sistema prisional de Mato Grosso. O novo acervo é destinado a quase 5 mil pessoas privadas de liberdade em quatro unidades de Cuiabá e Várzea Grande.

As obras contemplam diversos gêneros literários e integram programas de estímulo à leitura, ampliando o acesso à educação básica e permitindo a remissão de pena por meio da elaboração de resenhas.

Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, a iniciativa vai além da aprendizagem: “O acesso à leitura contribui para ampliar horizontes, estimular a reflexão e abrir novas perspectivas de vida”.

Em 2024, a Seduc já havia distribuído mais de 1.225 livros literários a seis Centros de Atendimento Socioeducativo em Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Sinop. A ação integra a Política de Educação de Jovens e Adultos da Seduc e conta com a parceria do programa federal Remissão pela Leitura.

Professores pedagogos da rede estadual orientam os internos na escolha das obras, respeitando o nível de escolaridade de cada um. Para Alan Porto, cada exemplar representa “uma possibilidade de mudança e de reinserção social, oferecendo ferramentas para recomeçar no convívio e no mercado de trabalho”.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.