A Secretaria de Estado de Educação deu sequência, nesta quinta-feira (31), à sexta etapa do movimento “Giro pelas escolas MT”, reunindo educadores, gestores e representantes das redes municipais de educação na região de Mato Grosso, no polo de Pontes e Lacerda. A iniciativa segue até sexta-feira, 1º de agosto.
O projeto tem como foco visitar as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) ao longo de 2025 para discutir com os profissionais da educação temas como o ano letivo e a participação no Saeb 2025, avaliação nacional que mobilizará cerca de 1.500 alunos da região, do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
A agenda foi aberta com uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Alan Porto, e os secretários municipais de Educação de dez cidades do polo: Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Entre os temas discutidos estiveram o projeto de alfabetização Muxirum, o transporte escolar e os avanços nas políticas educacionais. No período da tarde, Porto visitou as escolas estaduais Deputado Dormevil Faria e Mario Spinelli.
Na sexta-feira (1), as visitas continuam nas unidades São José e EEM Tiradentes 1º Ten PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer. A programação será encerrada com nova reunião na DRE com diretores escolares e coordenadores pedagógicos.
O secretário destacou a importância do diálogo com os educadores para identificar desafios e oportunidades. Ele reforçou que a colaboração entre redes estadual e municipal é essencial para garantir o uso eficiente dos recursos e melhorar a qualidade da educação pública.
Segundo a Seduc, atualmente 5.370 alunos estão matriculados nas modalidades Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na região de Pontes e Lacerda.
O movimento “Giro pelas escolas MT” já passou por Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína. As próximas etapas contemplarão Sinop, Matupá, Barra do Garças, Diamantino, Primavera do Leste, Cáceres e a Direção Metropolitana de Educação.
Fonte: cenariomt