A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou presença na ExpoEcos 2025, o principal encontro da região Centro-Oeste voltado a supermercadistas, atacadistas, distribuidores, indústria e food service, realizado até 14 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
No evento, a Sedec montou um Lounge especial oferecendo informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e incentivos fiscais do Estado. Participantes também tiveram acesso às linhas de crédito da Desenvolve MT e ao programa MT Garante, com foco em ampliar o financiamento e estimular o empreendedorismo tanto de empresas consolidadas quanto de microempreendedores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, durante a abertura oficial, destacou que a feira é essencial para fortalecer as cadeias produtivas e gerar novas oportunidades para o setor. “Não adianta produzir se não tiver quem distribua. A cada ano que passa, a feira melhora, trazendo mais negócios e capacitação para o segmento”, afirmou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ressaltou o potencial econômico do Estado e as condições únicas para expansão da economia local. “Precisamos nos tornar cada dia mais um estado de empreendedores, aproveitando todo o potencial de desenvolvimento do Mato Grosso”, destacou.
Entre as ações da Sedec, 30 guichês exclusivos foram disponibilizados para microempreendedores em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar, permitindo que pequenos produtores exponham e comercializem seus produtos diretamente ao público.
Alessandro Morbeck, presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), reforçou a relevância da participação para os pequenos produtores. Luciano de Almeida, presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), destacou que a cada edição a ExpoEcos se fortalece, com 100% dos estandes comercializados, empregando milhares de pessoas e movimentando bilhões em negócios.
Estimativas da organização apontam que a ExpoEcos 2025 deve atrair cerca de 20 mil visitantes, movimentando aproximadamente R$100 milhões e gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Fonte: cenariomt