A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, realizou, na manhã desta terça-feira (5), uma visita técnica às unidades do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e da UPA Leblon, visando acompanhar de perto o funcionamento dos serviços, avaliar a rotina de atendimentos e identificar pontos que precisam de reforço para garantir mais qualidade à assistência oferecida aos usuários do SUS.
Recém-empossada na pasta, Danielle destacou que a ação faz parte de um processo de diagnóstico in loco, essencial para nortear as medidas que serão tomadas para fortalecer a saúde pública na capital. “A visita realizada na data de hoje foi técnica, para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos profissionais e o atendimento realizado aos usuários do SUS”, explicou a gestora.
Na UPA Leblon, a secretária observou o fluxo de atendimentos, conversou com colaboradores e verificou a movimentação de altas médicas, o que, segundo ela, reforça a rotatividade de pacientes e a efetividade da unidade. Ela também destacou que a UPA não é local de internação prolongada e que é fundamental garantir o encaminhamento adequado para os casos que exigem internação hospitalar.
“Há muitos pacientes que estão na UPA e que precisam de uma avaliação com especialista. A UPA não é um lugar para internação superior a 24h. Então, se o médico identificou a necessidade de internação em leito hospitalar, ele precisa ser transferido para um hospital. Por isso, cobramos do HMC e do Hospital e Pronto-Socorro melhorias na gestão dos leitos, para que novos pacientes possam ser absorvidos”, afirmou Danielle.
No HMC, a gestora se reuniu com a equipe administrativa e técnica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). Durante o encontro, foram discutidas estratégias de organização de processos internos e fortalecimento do fluxo entre as unidades, com foco na regulação de leitos e na integração entre os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), incluindo articulação com a regulação estadual.
“Foi uma reunião com toda a gestão da Empresa Cuiabana, para prover melhorias no andamento de todos os processos, organização de serviços e um olhar especial para os pacientes que estão internados. O hospital é referência para urgência e emergência e tem uma demanda muito grande. A gente tem acompanhado um aumento na entrada desses pacientes e de internação. É um serviço que está funcionando muito bem e que precisa dessa articulação com outros níveis de atenção”, completou.
A secretária também anunciou que novas metas estão sendo estruturadas, como a implantação da Sala da Mulher na UPA Leblon, espaço voltado à atenção especializada para o público feminino, que está em fase de organização e deve ser inaugurado em breve.
As visitas técnicas, segundo Danielle Carmona, continuarão sendo realizadas com frequência, como parte da estratégia de gestão participativa e resolutiva que está sendo implantada. “Assumimos a gestão com o compromisso de cuidar da saúde da população e isso passa por ouvir, acompanhar e estar presente nas unidades. Estamos fazendo o diagnóstico da situação para tomar decisões baseadas na realidade e promover as mudanças que a nossa rede precisa”, concluiu.
#PraCegoVer
Na imagem, aparece a secretária de Saúde de Cuiabá, que veste uma saia longa branca e blusa preta. Ela está acompanhada de um servidor que usa calça jeans e camiseta verde. Ambos estão na recepção da unidade de saúde, observando o monitor que apresenta a escala de médicos do dia.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Letícia Kathucia
Foto: Francinei Marans