A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o MinistĂ©rio da Cultura (MinC), promoverĂĄ oficinas, palestras e encontros setoriais sobre o incentivos da Lei Rouanet a projetos culturais.  Direcionado ao setor cultural de Mato Grosso, o âFĂłrum de Incentivo Ă Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanetâ acontecerĂĄ nos dias 6 e 7 de junho, em CuiabĂĄ.
As inscriçÔes são gratuitas e podem ser feitas aqui.
No primeiro dia do FĂłrum, a programação tem inĂcio Ă s 9h, no Cine Teatro CuiabĂĄ, com a abertura oficial e palestras sobre a Lei Rouanet e sobre o Programa do Trabalhador da Cultura, ministradas por representantes do MinC. Durante a manhĂŁ, ainda serĂŁo apresentados os mecanismos mato-grossenses de fomento Ă cultura.
A partir do perĂodo vespertino, o evento serĂĄ realizado no Hotel PaiaguĂĄs, tambĂ©m na capital. Das 14h Ă s 17h30, a agenda prossegue com os Encontros Setoriais, que contemplam momentos de escuta da sociedade, em espaços separados com os setores de artes cĂȘnicas e artes visuais, audiovisual, mĂșsica, humanidades e patrimĂŽnio cultura. Ainda no primeiro dia, das 18h Ă s 21h, haverĂĄ a oficina âRoteiro de Cinemaâ.
No dia 6 de junho, das 9h Ă s 12h30, os agentes culturais participam da oficina sobre a nova instrução normativa da Lei Rouanet, publicada em fevereiro deste ano com alteraçÔes nas regras para apresentação de propostas. A oficina abordarĂĄ tambĂ©m o Sistema de Apoio Ă Lei de Incentivo Ă Cultura (Salic), trazendo informaçÔes sobre a plataforma de inclusĂŁo e acompanhamento de projetos.Â
âOs agentes do setor cultural mato-grossense terĂŁo a oportunidade de dialogar com a equipe do Minc. AlĂ©m de receber informaçÔes sobre o mecanismo de incentivo Ă cultura, poderemos compartilhar nossos desafios e ajudar a construir polĂticas pĂșblicas culturais que fortaleçam a cultura do Estado e do paĂsâ, destaca a secretĂĄria adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.
O FĂłrum de Incentivo Ă Cultura faz parte do programa itinerante da ComissĂŁo Nacional de Incentivo Ă Cultura (CNIC). O ĂłrgĂŁo colegiado, que subsidia o MinistĂ©rio da Cultura quanto Ă s decisĂ”es no Ăąmbito da Lei Rouanet, percorre as cinco as regiĂ”es brasileiras para estabelecer canal direto de comunicação com os agentes culturais locais. Em CuiabĂĄ, as visitas tĂ©cnicas e encontros com o setor cultural ocorrem, paralelamente ao FĂłrum, nos dias 5, 6 e 7 de junho.Â
Â
Serviço
FĂłrum de Incentivo Ă Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet
Dias 6 e 7 de junho, em CuiabĂĄ
InscriçÔes gratuitas: AQUI
Â
Fonte: matogrossodigital