A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) promove, nesta quarta-feira (2.4), o Pit Stop Literário com a distribuição gratuita de livros em Cuiabá. Realizada por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso e da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, a atividade dá início às homenagens ao “Abril do Livro”, mês em que se comemora algumas datas especiais do universo literário.
Com distribuição de cerca de um mil exemplares de livros de autores mato-grossenses, o Pit Stop Literário será realizado das 9h às 10h30, na avenida Lava Pés, no cruzamento próximo à sede da Secel-MT.
A próxima atividade ocorre de 7 a 15 de abril, com o projeto Biblioteca Itinerante, em que ações de incentivo à leitura serão levadas aos municípios de Porto Esperidião, Jauru, Salto Céu e Reserva do Cabaçal. A iniciativa integra a 18ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, que é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Defensoria Pública e prefeituras.
No fim do mês, em Cuiabá, as atividades prosseguem com o projeto Biblioteca Itinerante. A atividade será realizada em uma escola a ser definida e contará com oficinas, contação de história e distribuição de livros.
Entre as iniciativas também estão a distribuição de kits de livros às bibliotecas públicas integradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. Cada instituição municipal ou comunitária irá receber um conjunto de 75 exemplares de obras de autores mato-grossenses.
Em abril, ainda será feita a entrega de livros acessíveis para compor o acervo da brinquedoteca do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). As obras serão disponibilizadas em formato de audiolivro, leitura ampliada e em braille.
O “Abril do Livro” marca as celebrações pelo Dia Internacional do Livro Infantojuvenil (2.4), Dia Nacional do Livro Infantil (18.4), Dia Nacional da Biblioteca (9.4) e o Dia Mundial do Livro (23.4).
“Aproveitamos as datas especiais comemoradas neste mês para, mais uma vez, incentivar a leitura e destacar a importância da literatura na formação cultural e crítica dos indivíduos. São atividades que buscam valorizar a imaginação e o conhecimento que os livros proporcionam, unindo comunidades em torno do amor pela leitura”, destaca Helena Maria da Costa, gerente de Livro e Leitura da Secel.
Fonte: mt.gov.br