A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu inscrições para o encontro estadual da Rede de Pontos de Cultura, que será realizado de 8 a 10 de dezembro, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.
O evento, conhecido como “Teia Estadual”, vai reunir representantes de projetos culturais comunitários para três dias de formação, debates sobre políticas públicas e definição das demandas que serão levadas à Teia Nacional, marcada para março de 2026, no Espírito Santo.
Inscrições e quem pode participar
As inscrições seguem até 30 de novembro e devem ser feitas por formulário online disponível no site da Secel.
As vagas são limitadas e destinadas apenas a instituições que já são, ou estão em processo de se tornarem, Ponto de Cultura. Cada instituição pode inscrever um único representante.
A priorização será dada para:
- instituições que já tinham feito a pré-inscrição;
- Pontos de Cultura com certificação mais antiga;
- diversidade de representação por territórios culturais do estado.
Custos do evento
A Secel vai custear:
- deslocamento de Cuiabá até Poconé;
- hospedagem;
- alimentação dos participantes.
Já o deslocamento do município de origem até Cuiabá é responsabilidade da instituição.
Por que a Teia Estadual importa
Segundo o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, o encontro fortalece a rede cultural do estado e garante que os diferentes territórios sejam ouvidos.
A reunião ajuda a organizar demandas, trocar experiências e fortalecer grupos que fazem a cultura acontecer nas comunidades.
O que é um Ponto de Cultura
São entidades, coletivos ou grupos que desenvolvem ações culturais em suas comunidades.
Mato Grosso tem cerca de 200 Pontos de Cultura ativos, e 31 deles foram recentemente selecionados pela Secel para receber R$ 120 mil cada, pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc.
Fonte: primeirapagina






