Notícias

Saúde indígena em MS: novas ambulâncias reforçam atendimento

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Aconteceu nesta sexta-feira (5) a entrega de 28 ambulâncias que atenderão a estrutura das ações da saúde nos municípios e nas comunidade indígenas de Mato Grosso do Sul. Com a entrega, é previsto que 90% da população seja beneficiada.

Conforme divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), foram investidos R$ 7,5 milhões e a iniciativa fortalece a rede de urgência e emergência nos territórios indígenas e, simultaneamente, contribui para a execução de ações estratégicas nos municípios, como o controle de vetores para conter arboviroses, alinhando esforços para a redução da mortalidade infantil no Estado.

Dos 28 veículos, 21 são do tipo furgão, zero km, adaptados para Ambulância Suporte Básico – Tipo B, com recursos do Fundo Estadual de Saúde. Eles serão destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), beneficiando os polos-base de Amambai (2), Antônio João (1), Aquidauana (2), Bodoquena (2), Bonito (2), Brasilândia (1), Caarapó (1), Corumbá (1), Dourados (3), Japorã (1), Miranda (2), Paranhos (1), Sidrolândia (1) e Tacuru (1).

Segundo o Observatório da Cidadania, Mato Grosso do Sul possui 96.029 habitantes indígenas, dos quais 86.001 serão diretamente beneficiados pela entrega dos novos veículos.

A solenidade de entrega contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PP), secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone Gonçalves, o coordenador do DSEI/MS, Lindomar Ferreira, além de integrantes da bancada federal de MS.

Riedel ressaltou ainda a integração entre governo federal, estadual, municípios e comunidades indígenas. “A soma de recursos e esforços gera resultados concretos. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade é fundamental para que possamos avançar em áreas como saúde, educação e segurança. Estamos comprometidos em não deixar ninguém para trás, garantindo atenção às comunidades mais vulneráveis, incluindo nossos irmãos indígenas.”

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.