SAÚDE

Saúde defende mobilização global em conferência sobre clima: entenda a importância

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Conferência Global sobre Clima e Saúde teve início nesta terça-feira (29), em Brasília, com o objetivo de alinhar estratégias internacionais para enfrentar os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde.

Durante a abertura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a urgência de uma ação coordenada: “Precisamos realizar um verdadeiro mutirão. Esse esforço coletivo é essencial, pois nenhuma pessoa ou país sozinho consegue promover as transformações necessárias”.

Segundo o Ministério da Saúde, as discussões estão integradas ao Plano de Ação em Saúde de Belém, que será apresentado pelo Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro. O plano pretende liderar ações globais para enfrentar eventos extremos, ampliar sistemas de alerta precoce e implementar medidas de adaptação em diversas regiões.

A proposta tem adesão voluntária dos países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e reforça o compromisso brasileiro com equidade em saúde, justiça climática e participação social.

O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, ressaltou que a entidade tem apoiado os países no desenvolvimento de planos de adaptação e na viabilização de investimentos no setor. “A Opas está pronta para implementar as políticas mencionadas e o Plano de Ação de Saúde de Belém”, afirmou.

Organizada pelo governo federal, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Opas e a Aliança para Ação Transformadora sobre Clima e Saúde (Atach), a conferência segue até quinta-feira (31). A programação inclui sessões plenárias, oficinas e painéis voltados à troca de experiências e soluções inovadoras, com foco na construção de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da crise climática na saúde.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.