Combate ao Mosquito
Mundo

Saiba qual a intenção de Trump ao aumentar as tarifas, segundo Rodrigo Constantino

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em publicado na da , o jornalista e comentarista político Rodrigo Constantino explicou a intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a alta das tarifas internacionais. A publicação foi ao ar na última sexta-feira, 4.

​Na última semana, o republicano elevou as tarifas sobre produtos chineses para 125%. Além disso, houve um acréscimo de 20% relacionado a medidas contra o fentanil, que totalizou 145% de tarifas sobre as importações do país asiático.

Essa decisão gerou reação da China, que retaliou com tarifas de até 15% sobre produtos norte-americanos, incluindo carvão, gás natural liquefeito, petróleo bruto, máquinas agrícolas e veículos de grande porte.

O que diz Constantino sobre a decisão de Trump

youtube
O economista Rodrigo Constantino, colunista da Revista Oeste | Foto: Reprodução/Redes Sociais

“A seguir, apresento os argumentos liberais com base no grande economista francês Bastiat. Admitir que as tarifas significam um custo econômico para os americanos é um ponto de partida necessário para avaliar as intenções de Trump. Fossem elas somente mercantilistas, teríamos de fato um problema maior. Mas, ao que tudo indica, Trump quer utilizar essa ameaça crível para forçar a redução das tarifas dos demais países, o que seria claramente benéfico a todos, inclusive aos americanos.

E há, também, o aprendizado com a pandemia, que mostrou a fragilidade de uma dependência excessiva da indústria estrangeira. O argumento da desindustrialização em si é fraco, pois toda nação que enriquece tem crescente participação dos serviços no PIB. Há muito mito nessa paranoia exagerada da perda da indústria nacional, portanto, em que pese a China ter abocanhado boa parte da manufatura global, em particular a que depende mais de mão de obra. Trump quer “trazer os empregos de volta”, principalmente do trabalhador de fábrica, a classe média “blue collar”. Mas há limites para tanto, sob o risco de custos bem maiores para os consumidores.

[…]

Em suma, tarifar importados é algo economicamente prejudicial ao próprio povo. Muitas críticas às tarifas de Trump ficam restritas a essa lógica econômica. Mas Trump está usando as tarifas como ferramenta de pressão política, o que é diferente. Em nome da honestidade, deve-se aceitar que há um custo econômico ao optar por esse caminho. Mas no médio prazo o efeito pode ser muito positivo, principalmente se suas ameaças surtirem o devido efeito.”

YouTube video

O artigo está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da .

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo

Revista Oeste

A da vai além do texto de Rodrigo Constantino. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Tiago Pavinatto, Cristyan Costa, Carlo Cauti, Sarah Pares, Loriane Comeli, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Evaristo de Miranda, Flávio Gordon, Brendan O’Neill (Spiked) e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto tem financiamento direto de seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e assim seguir os passos indicados.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.