Em um movimento estratégico para modernizar a administração e reduzir a burocracia, a Prefeitura de Rondonópolis publicou um novo decreto que digitaliza completamente a solicitação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Avulsa (NFS-e Avulsa). A partir de 4 de agosto de 2025, todo o processo deverá ser feito exclusivamente pela internet, marcando um avanço significativo na prestação de serviços públicos.
Essa iniciativa faz parte do Projeto Receita Digital, um componente crucial do Programa Conta Certa, implementado pela gestão do prefeito Cláudio Ferreira. O programa tem como pilares a diminuição da burocracia, o combate à corrupção, o aumento da eficiência administrativa e a simplificação da vida do setor produtivo e do trabalhador.
Com a alteração, profissionais autônomos e demais contribuintes que emitem a NFS-e Avulsa deverão acessar o sistema eletrônico oficial da Prefeitura para realizar todas as etapas digitalmente. Isso significa que a solicitação ou retirada presencial da nota não será mais possível, exceto em situações muito específicas e mediante autorização da Secretaria Municipal de Receita.
O prefeito Cláudio Ferreira avalia que a novidade não apenas trará mais comodidade, mas também combaterá a corrupção e aumentará a eficiência da gestão. “Estamos trabalhando para realizar grandes mudanças na forma de prestar o serviço ao cidadão, porém precisamos fazer isso com sabedoria, a tecnologia está aí e se a gestão não se modernizar não consegue ter eficiência. Temos que facilitar a vida do cidadão, diminuir a burocracia e enfrentar o mal feito”, externou o prefeito.
Se você é profissional autônomo e ainda não está familiarizado com o sistema eletrônico da Prefeitura, a orientação é aproveitar o tempo até agosto para se adaptar. Em caso de dúvidas, os contribuintes devem procurar a Secretaria de Receita ou o atendimento online da Prefeitura.
Fonte: cenariomt