Esportes

Repercussão de Neymar impulsiona Santos nas redes sociais brasileiras

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O retorno de Neymar ao Santos provocou um impacto transformador fora dos gramados: o clube ultrapassou o Flamengo e se tornou, pela primeira vez, o líder em engajamento nas redes sociais entre os clubes brasileiros.

O estudo foi realizado pela Sports Value com base na plataforma Zeeng, de análise de performance nas redes sociais sobre o Impacto digital das agremiações de futebol brasileiras em 2025.

Entre janeiro, mês em que Neymar retornou , e julho de 2025, o clube alcançou impressionantes 1,07 bilhão de interações e visualizações. A alta foi de 480% em comparação com os 184 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Mesmo sem haver um valor padronizado para esse tipo de crescimento, as receitas certamente vão aumentar, caso o clube utilize com sabedoria esta alta, conforme afirma a Amir Somoggi, CEO da Sports Value.

“Tudo depende de como o clube explora esse crescimento e mais patrocínios, mais vendas de produtos e mais sócios”, afirma Somoggi. “Pode atrair novas receitas especialmente em novos patrocínios.”

A verdade é que a presença , ídolo mundial e nome central da história recente do clube, impulsionou o Santos a patamares inéditos de visibilidade digital.

O levantamento mostra como o fator “estrela”, aliado a uma gestão eficiente de redes sociais, pode transformar a presença digital de um clube.

O fenômeno se assemelha ao que ocorreu com a chegada de Cristiano Ronaldo à Arábia Saudita, em dezembro de 2022, gerando uma explosão de engajamento e audiência global para o Al-Nassr.

Grande parte desse crescimento ocorreu no TikTok, plataforma em que o Santos teve o alcance disparado, com conteúdos relacionados ao camisa 10. A estratégia digital agressiva e a mobilização da torcida contribuíram para esse desempenho histórico.

Na lista dos clubes com maior engajamento nas redes no Brasil em 2025, o Santos aparece isolado na liderança com o seu 1,067 bilhão de interações, à frente do Flamengo, que soma 696 milhões, e do Corinthians, com 608 milhões.

Em seguida, vêm Palmeiras (426 mi), São Paulo (281 mi), Fluminense (192 mi) e Botafogo (156 mi). Os dez primeiros colocados se completam com Cruzeiro (149 mi), Atlético-MG (144 mi) e Vasco (127 mi).

Mais abaixo aparecem Bahia (90 mi), Grêmio (76 mi), Internacional (71 mi), Fortaleza (45 mi), Vitória (40 mi), Sport (39 mi), Ceará (37 mi), Red Bull Bragantino (27 mi) e Athletico-PR (21 mi).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.