A música frenética, as roupas coloridas e a sombrinha não deixam dúvidas: é o frevo que está chegando! Nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a alegria carnavalesca das ruas de Recife, em Pernambuco, se encontra com a celebração dos 117 anos do frevo, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O ritmo folclórico surgiu da rivalidade entre bandas militares e ex-escravizados, que disputavam as ruas em desfiles no final do século 19. Quando o Carnaval pernambucano transbordou dos salões restritos à elite, o frevo também se popularizou, especialmente em Recife e Olinda. Hoje, ele se reinventa com elementos pop, mas mantém a tradição de ser uma mistura de capoeira, maxixe e polca.
Na Praça do Marco Zero, a programação para celebrar o Dia do Frevo tem três espetáculos:
16h – Clarinada, apresentação de agremiações de frevo, passistas e orquestras
18h30 – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com part. Toni Garrido, Chico César, Almério e Romero Ferro
20h – Orquestra Frevo do Mundo com part.Céu, Uana, Otto, Arnaldo Antunes, Martins e Lenine
O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, também está comemorando: são 10 anos de existência. O museu se dedica à preservação da dança e da música, assim como a pesquisa sobre o ritmo. Durante o ano inteiro, o centro cultural realiza exposições e atividades para celebração do frevo. O ingresso custa R$ 10. Mas na sexta-feira (9), a entrada no museu é gratuita e a programação, especial:
11h – Corte do bolo
11h30 – Encontro de Passistas
12h – Orquestra Malassombro e convidados
Fonte: viagemeturismo