O Taste Atlas, site americano conhecido por ser uma enciclopédia da gastronomia e também pela produção de rankings de alimentos e pratos, acaba de listar os 100 melhores queijos do mundo. O ranking é dominado por nomes da Suíça, Itália e Estados Unidos, mas um brasileiro também conseguiu se destacar: o queijo Morro Azul, produzido na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, figura na 32º posição.
O nome do queijo faz referência ao Morro Azul, ponto turístico que chega a 764 metros de altitude e proporciona vista panorâmica de cidades como a própria Pomerode, Timbó, Blumenau e até do Oceano Atlântico em dias de céu limpo. O local também é um dos preferidos no Sul do Brasil para quem pratica voo livre, como asa-delta e parapente.
Assim como a paisagem, o queijo também virou símbolo da cidade. Produzido artesanalmente pela Queijos Pomerode, que existe desde 2017, o Morro Azul é feito com leite de vaca e mofo branco, maturado por 30 dias e envolto em uma cinta de madeira, técnica esta que garante estrutura e contribui para a intensificação do aroma e do sabor. O resultado é um queijo de textura suave e cremosa, com notas amanteigadas.
Em entrevista à VT, Juliano Mendes, sócio e queijeiro da Queijos Pomerode, explicou que inicialmente a empresa fez tentativas de recriar queijos de mofo branco de tradição francesa, como o brie e o camembert.
“Mas o tempo foi passando e a gente foi percebendo que o consumidor brasileiro, que antigamente sempre achava que tudo que era importado era melhor, começou a achar o queijo brasileiro interessante. Observando isso e, depois que já tínhamos aprendido e errado bastante, ficamos mais seguros para poder desenvolver receitas próprias – e o Morro Azul foi o nosso primeiro queijo autoral”, conta.
O Morro Azul é o único brasileiro a figurar no ranking deste ano. Segundo a plataforma, seu processo de produção se destaca pela retenção de umidade, que garante a cremosidade responsável por conquistar paladares dentro e fora do país.
A classificação se soma a outras conquistas em premiações recentes, já que o queijo também recebeu uma medalha Super Ouro na Copa América do Queijo, realizada no Peru, ao conquistar o 2º lugar.
Ao celebrar esses reconhecimentos, Juliano também lembra a dificuldade de produzir queijos artesanais, ao invés de industriais. “Lidamos todos os dias com variáveis na produção e com a necessidade de aprovação do mercado, por ser um produto diferente e novo”, afirma.
Ranking dos 10 melhores queijos do mundo
1. Jasper Hill Farm Harbison (Estados Unidos)
2. Cremo Le Gruyere Aop Premier Cru (Suíça)
3. Cropwell Bishop Creamery Whole Blue Stiltong (Inglaterra)
4. Murray’s Cheese Hudson Flower (Estados Unidos)
5. The Farm at Doe Run St. Malachi (Estados Unidos)
6. Long Clawson Dairy Blue Stilton (Inglaterra)
7. Alma Cheese Alma Vorarlberger Bergkäse mind. 12 Monate Gereift (Áustria)
8. Lynher Dairies Cheese Cornish Kern (Inglaterra)
9. Klondike Cheese Odyssey Peppercorn Feta (Estados Unidos)
10. Maple Leaf Cheese Company Co-op English Hollow Cheddar (Estados Unidos)
Para acessar a lista completa, confira o site oficial do Taste Atlas.
Fonte: viagemeturismo