Taylor Swift pode voltar a ser dona das masters dos seus primeiros seis álbuns de estúdio, mas quanto ela gastaria para deter o poder de toda sua obra mais uma vez? De acordo com o Page Six, a Shamrock Capital, empresa que comprou de Scooter Braun o catálogo da artista por 300 milhões de dólares, pretende vender as gravações para ela. Entenda o caso!
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Foto: Beth Garrabrant
A notícia de que a Shamrock Capital abriu negociação para as masters de Taylor Swift chega em meio a um provável anúncio do lançamento da nova versão de “Reputation”. Nesta semana, a “versão da Taylor” do single “Look What You Made Me Do” apareceu na trilha sonora da série The Handmaid’s Tale e abriu indícios para a chegada iminente do disco.
Além deste, dos seis primeiros álbuns de Taylor, o único que ela ainda não regravou foi o seu álbum de estreia, intitulado “Taylor Swift”. “Fearless”, “Speak Now”, “Red” e “1989” já ganharam regravações oficiais.
Quanto a compra de suas masters custaria a Taylor Swift?
Segundo o Page Six, para recuperar as masters de seus seis primeiros discos, Taylor Swift teria que desembolsar entre 600 milhões e 1 bilhão de dólares, mais que o dobro do valor original negociado por Scooter Braun com a Shamrock Capital.
Ainda assim, há quem diga que valeria a pena. Clayton Durant, fundador da empresa de consultoria musical CAD Management, explicou o caso ao Page Six:
“Se ela conseguisse reverter a situação e criar uma estrutura de acordo para obter os direitos das gravações originais, ela aumentaria exponencialmente a quantidade de dinheiro que ganha. Ela continua ganhando dinheiro com a publicação das [músicas originais], mas não tanto quanto com as versões ‘Taylor’s Version’, que ela possui atualmente. Quando ela lança uma regravação, o consumo também aumenta nas versões originais.”

Foto: Instagram/@taylorswift
O que Durant quis dizer é que se Taylor Swift possuir tanto as gravações antigas quanto as novas de suas músicas, passaria a receber a maior parte dos royalties de publicação de ambas. Além disso, teria controle total sobre seu próprio catálogo e poderia decidir se as músicas seriam licenciadas para uso em comerciais, filmes, programas de TV, comícios políticos e mais.
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Lançamento no American Music Awards?
Depois do lançamento do trailer com um trecho da regravação de “Look What You Made Me Do”, fãs de Taylor Swift acreditam que ela poderá anunciar ou lançar o “Reputation (Taylor’s Version)” no AMA, o American Music Awards, que será realizado no próximo dia 26 de maio em Las Vegas.
Além disso, os fãs já haviam percebido outros indícios que apontavam para a premiação. A influenciadora e swiftie Mari Bianchini publicou um vídeo onde ela mostra que, logo assim que se acessa a página inicial do site de Taylor, é possível ver uma aba que leva à loja online da cantora. Nessa página inicial, porém, estão destacadas 4 categorias de produtos, que em ordem formam as iniciais de ‘AMAs’.

(Foto: Divulgação)
Válido relembrar que a voz de “Fortnight” já está acostumada a aproveitar a visibilidade de grandes premiações de música para fazer o anúncio oficial de seus próximos álbuns. Para anunciar o “The Tortured Poets Department”, seu último álbum de inéditas, por exemplo, ela aproveitou a visibilidade do Grammy Awards, em 2024.
Fonte: portalpopline