Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO SORRISO

Quadrilha arromba banco em Sorriso e ataca mais 7 caixas eletrônicos, além de lavar dinheiro: entenda o esquema

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso desvendou a atuação de um grupo criminoso que, além de arrombar e furtar um caixa eletrônico do Bradesco na Prefeitura de Sorriso, está envolvido em outros sete furtos a terminais de autoatendimento e em um esquema de lavagem de dinheiro.

As descobertas são resultado da Operação Chave Mestra, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia de Sorriso na última quarta-feira (14.5).

As investigações revelaram que, após subtraírem R$ 300 mil do caixa eletrônico em Sorriso em agosto do ano passado, os criminosos passaram a noite em Sinop. No dia seguinte, realizaram 39 depósitos em dinheiro vivo em diferentes agências bancárias da cidade, utilizando “laranjas” como destinatários. O objetivo era dificultar o rastreamento do dinheiro roubado antes de retornarem para São Paulo. Os destinatários dos depósitos eram todos da cidade de Mauá (SP), onde o grupo havia alugado o carro utilizado no crime.

As diligências policiais permitiram identificar a divisão de tarefas dentro da organização criminosa, que contava com núcleos de liderança e finanças, logística (responsável pelo transporte e pela aquisição de um dispositivo eletrônico para passar por pedágios sem parar), execução do furto (os quatro indivíduos que foram até Sorriso) e lavagem de dinheiro (responsáveis por receber e ocultar os valores roubados). A mulher que alugou o veículo em São Paulo é mãe do líder do grupo.

As investigações da Polícia Civil de Mato Grosso, iniciadas para solucionar o furto em Sorriso, conectaram o mesmo grupo a outros sete furtos de caixas eletrônicos ocorridos entre julho de 2024 e março de 2025 em Minas Gerais e São Paulo.

As provas coletadas pela GCCO serão compartilhadas com as polícias civis dos respectivos estados para auxiliar nas investigações locais.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.