Notícias

Promoção Internacional do Turismo em Mato Grosso: Sustentabilidade e Experiências Autênticas em Destaque

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Sustentabilidade e experiências autênticas se destacam na estratégia de promoção internacional do turismo em Mato Grosso

Embratur, Sebrae e Governo Estadual apresentaram o Plano Brasis ao trade turístico, com ações para divulgar as belezas do estado no mercado turístico global

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
27/11/2025 às 09:07

A Embratur, o Sebrae e o Governo de Mato Grosso, apresentaram nesta quarta-feira (26), em Cuiabá (MT), o Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil. A iniciativa reuniu integrantes de diferentes segmentos do trade turístico local, com o objetivo de alinhar as ações às diretrizes do documento que guia a promoção turística internacional do Brasil. Um plano de ação preparado exclusivamente para o estado também foi apresentado visando garantir que as singularidades do Mato Grosso sejam peças centrais na atração de visitantes estrangeiros.

2025 word1
Diretora Superintendente Lélia Brun durante o lançamento do Plano Brasis: “A cadeia do turismo promove empregos e gera renda em suas diversas áreas de atuação, que abrangem cerca de 100 segmentos”

Considerado uma potência turística, Mato Grosso conta com três ricos biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia, além do ecossistema Araguaia, se consolidando no cenário mundial como um destino de excelência para quem busca Natureza e Ecoturismo.

Com o Pantanal, Mato Grosso oferece uma das maiores concentrações de vida selvagem do planeta, um atrativo para o turismo de safári, com a observação da vasta flora e fauna, sobretudo de onças-pintadas e diversas espécies de aves.

Além disso, outro atrativo do estado é a Chapada dos Guimarães, que apresenta um turismo de aventura e contemplação em meio ao bioma Cerrado, com cachoeiras, paredões de arenito e sítios arqueológicos, mostrando que o Mato Grosso é único em diversidade de experiências. Soma-se a isso o turismo de povos originários, com o etnoturismo e o afroturismo.

Ao apresentar o Plano Brasis ao trade local, o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou que “já temos estados que estão modificando suas estratégias de promoção turística internacional a partir das diretrizes que o Plano Brasis apresenta. Essa é uma ferramenta importante, construída em conjunto, que agora fica à disposição de gestores e do trade local. O estado tem “joias” para a promoção turística internacional, com várias oportunidades para serem exploradas”, disse.

2025 word1
Embratur, Sebrae e Governo Estadual apresentaram o Plano Brasis ao trade turístico, com ações para divulgar as belezas do estado no mercado turístico global

Descentralização

A principal inovação do Plano Brasis é a sua característica descentralizadora, que valoriza e destaca a diversidade do país. Para o Mato Grosso, isso significa a divulgação estratégica de seus atrativos em ferramentas diversas como famtours, press trips e participação em feiras internacionais. A promoção internacional será sustentada também pelo portfólio Feel Brasil, que valoriza a autenticidade e as ofertas de micro e pequenos negócios locais, pilares do Ecoturismo mato-grossense.

2025 word1
Diretor Técnico André Schelini, durante o lançamento do Plano Brasis: “temos um estado visionário, que investe em infraestrutura e com o apoio do Sebrae promove o desenvolvimento dos pequenos negócios deste imenso ecossistema do turismo, para oferecermos um turismo sustentável”

O Governo do Estado, vê na iniciativa uma oportunidade para diversificar a economia regional e impulsionar a infraestrutura turística. “Temos investido em infraestrutura, logística e em segurança para que os turistas venham ao Mato Grosso e vivam as melhores experiências, se sintam protegidos, acolhidos e levem as melhores memórias”, disse César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que o potencial turístico do estado conta com mais de 135 mil empresas ligadas direta e indiretamente ao setor. “A cadeia do turismo promove empregos e gera renda em suas diversas áreas de atuação, que abrangem cerca de 100 segmentos. A grande maioria destas empresas, cerca de 95%, são pequenos negócios e por isso unimos forças para promover o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema turístico no estado”, reforça.

André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, evidenciou que “temos um estado visionário, que investe em infraestrutura e com o apoio do Sebrae promove o desenvolvimento dos pequenos negócios deste imenso ecossistema do turismo, para oferecermos um turismo sustentável, organizado, estruturado e que preserva suas riquezas. Somos destaque internacional na conservação e no cuidado com o meio ambiente”, salientou.

Para a Secretária-Adjunta da Sedec-MT, Maria Letícia Arruda, “o turismo se constrói em meio a muitos desafios, mas também com muitas mãos trabalhando juntas para superá-los. Para nós, o Plano Brasis é mais do que uma estratégia de promoção internacional, é uma oportunidade concreta de diversificar a nossa economia, fortalecer a infraestrutura turística e garantir que o fluxo de visitantes se traduza em renda e qualidade de vida para as comunidades que vivem aqui”, disse.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.