CUIABÁ

Projeto pretende renegociar R$ 52 milhões com bancos e cooperativas financeiras

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O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei no qual requer autorização para quitar uma dívida da gestão anterior de R$ 52 milhões. 

Essa dívida do município com 17 instituições financeiras foi gerada nos últimos quatro meses da gestão anterior, quando se adotou a prática de proceder com o desconto em folha de empréstimos contraídos por servidores públicos, sem repassá-los às instituições financeiras. 

O débito de R$ 52 milhões foi identificado em janeiro pela equipe econômica e auditado pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

Pela proposta do Executivo, dívidas de até R$ 25 mil serão pagas à vista. Acima deste valor, será pago até dezembro de 2026 em 12 parcelas com datas definidas em cronograma.

A partir de dados fornecidos pela Secretaria de Economia, o poder Executivo poderá, via decreto, prorrogar em mais 12 meses.

O projeto de lei também permite que o crédito a ser pago pela Prefeitura de Cuiabá com as 17 instituições financeiras seja utilizado para compensação de dívidas tributárias inscritas ou não em dívida ativa. 

Para a renegociação das dívidas, as instituições financeiras interessadas deverão se credenciar e habilitar na Prefeitura de Cuiabá por meio de processos administrativos com documentação comprovando o crédito que tem a receber.

Caberá ainda, ao poder Executivo, informar na Lei Orçamentária Anual (LOA) o valor destinado ao pagamento das parcelas.

#PraCegoVer

A foto ilustra uma imagem captada por drone que exibe o Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Na imagem aérea, também é possível visualizar a Praça Alencastro, com árvores e folhas verdes espalhadas em diversos pontos. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Emanoele Daiane

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