Mato Grosso recebeu entre os dias 1 e 5 de setembro o MT Ciências, circuito itinerante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que esteve na região do Vale do Araguaia. Ao todo, foram realizados 2.532 atendimentos nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
Em Barra do Garças, a iniciativa integrou a Mostra de Cursos, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atraindo 2.019 visitantes em dois dias de atividades. Já em Pontal do Araguaia, o projeto participou do Mutirão da Cidadania no Parque Turístico dos Garimpeiros, onde contabilizou 513 atendimentos.
Com estrutura itinerante formada por uma carreta adaptada com quatro salas temáticas, duas tendas infláveis e um planetário digital, o MT Ciências oferece 32 instalações que unem ciência, tecnologia e cultura. O público pôde explorar desde a biodiversidade mato-grossense até fenômenos da luz, além de experimentar kits de robótica, impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual.
A servidora e colaboradora Kassiana Galli destacou a receptividade: “A presença da comunidade escolar, da população e de autoridades mostra o impacto positivo do projeto. O secretário Allan Kardec tem conseguido ampliar o acesso à ciência, tecnologia e inovação nos municípios”.
No último ano, o circuito percorreu 39 cidades e 124 escolas, somando mais de 21 mil atendimentos. Em 2025, já passou por Tangará da Serra, Confresa e Rondonópolis. A próxima etapa será em Sinop, de 9 a 12 de setembro, durante a Semana de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Escolas, prefeituras e instituições públicas ou privadas interessadas podem solicitar a presença do MT Ciências por meio de ofício enviado à Seciteci.
Fonte: cenariomt