Conteúdo/ODOC – A Câmara de Cuiabá, em votação, resolveu arquivar um projeto de lei que obriga a leitura da bíblia nas escolas públicas do município. A decisão foi tomada durante sessão da última terça-feira (28).
O resultado no painel apontou que foram 12 votos pelo arquivamento e 5 pela continuação da proposta. “Foi uma matéria polêmica, mas quero deixar claro que os pais escolhem se os alunos querem participar da leitura simples paradidática ou não”, argumentou o autor do projeto, vereador Rodrigo Arruda.
Ainda segundo o vereador, a leitura seria facultativa e as crianças não seriam obrigadas. “Ela não é obrigatória, nem de movimento de estado laico de direito ou religião, porque não defende religião, nem catolicismo, evangélico, cristianismo, umbandista e outros, é uma leitura simples, paradidática, que vai discutir sobre história, geografia, antropologia, a criação do universo, do mundo e quem foi Deus. Enfim, é uma orientação às crianças”, argumentou, porém sem sucesso
Porém, durante as discussões, prevaleceu a “máxima” de que o estado é laico e que o PL estar forçando determinada religião. Terminando assim em arquivamento do texto no Legislativo Municipal.
Fonte: odocumento