CUIABÁ MATO GROSSO

Projeto Cada Siminina, Uma Árvore planta mil mudas em Cuiabá: iniciativa sustentável em destaque

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Núcleo da Primeira-Dama, lançou na quarta-feira (20) o projeto “Cada Siminina, Uma Árvore”, que prevê o plantio de 1.000 mudas, correspondentes às mil meninas atendidas pelo Siminina em Cuiabá. A ação inicial contou com a participação da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e das 70 meninas atendidas no Siminina do Pascoal Ramos, com o plantio de espécies frutíferas e ornamentais, como acerola, pitanga e ipês de várias cores, no espaço do Siminina e também na área externa. Em tempos de clima seco, as próprias meninas ficarão responsáveis por regar as mudas para garantir sua sobrevivência.

O projeto nasceu visando levar a educação ambiental para dentro das salas do programa Siminina. “São mil meninas atendidas, com idades de 6 anos a 14 anos e 11 meses, e a meta é plantar mil árvores ao longo do ano, conectando cada uma delas a um gesto de cuidado com a natureza e valorização da educação ambiental. Aliado a isso, conseguimos trabalhar um pouco da importância de respeitar os processos da vida, apresentando simbolicamente a árvore como metáfora da existência”, frisou Samantha Iris.

A proposta instiga as crianças, desde pequenas, a refletirem sobre a analogia entre o crescimento das árvores e os processos da vida. Assim como uma árvore precisa ser regada, cuidada e acompanhada até florescer e dar frutos, a vida também exige paciência, dedicação e perseverança.

“Muitas vezes, o resultado não aparece de imediato, mas surge com o tempo. É preciso respeitar os processos e cultivar boas ações, que mais tarde se transformam em frutos positivos. Essa vivência ajuda as meninas a compreender que o aprendizado vai além da sala de aula: é também uma lição para a vida”, explicou a primeira-dama.

Além disso, Cuiabá é uma cidade muito quente, e valorizar o meio ambiente e a arborização urbana é fundamental. Portanto, mais do que plantar árvores, a proposta é despertar consciência ambiental e trazer esse tema para o cotidiano das meninas.

O plantio das 1.000 mudas de árvores será desenvolvido nos 16 espaços do Siminina, conforme cronograma a ser estabelecido.

Também estiveram presentes a assistente social Franciele Joaworski, a gerente da regional Sul do Siminina, Gracineia Fernandes, a pedagoga Kelli Rocha e a coordenadora do Siminina do Pascoal Ramos, Ivete Carneiro, todas integrantes do programa.

Olhar pedagógico

A pedagoga Kelli Rocha atua no Siminina desde março deste ano e ressalta a experiência de trabalho com as meninas. Ela nunca havia trabalhado na área social e afirma estar vivendo uma experiência fantástica, na qual tem aprendido bastante com as diferentes histórias das meninas, ao mesmo tempo que compartilha seus conhecimentos.

“Cada menina é um ser humano único, com sua própria história. É preciso ter um jeitinho especial com cada uma delas. E o mais bonito é que esse carinho é recíproco. O amor que elas têm pela gente também é transformador.”

Izadora Vitória de Souza Luz, 11 anos, mora no bairro Nova Esperança e começou este ano no Siminina do Pascoal Ramos, depois de ter aguardado algum tempo por uma vaga.

Apesar das diversas atividades disponibilizadas no projeto, como balé, canto, passeios diversos e suporte pedagógico — nível 1 (alfabetização) e nível 2 (já alfabetizadas) —, o que Izadora mais gosta são as aulas de canto e as tarefas em grupo. “Porque a gente se enturma e faz amizades. E no canto, melhora a harmonia e a voz, e eu amo cantar”, revelou.

Na oportunidade, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris interagiu com as meninas e garantiu que voltará mais vezes para participar das atividades com a turma.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.