Boas Ações

Programa Piano Gente encanta crianças em escola de Cuiabá: saiba mais sobre essa iniciativa musical emocionante

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realiza na primeira semana de novembro à segunda etapa de apresentação do programa “Piano Gente”. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que apresenta balé, saxofone e clássicos musicais infantis tocados em piano aos estudantes das séries iniciais e ensino fundamental.

Essa segunda etapa abrange escolas da área urbana e zona rural.  Confira a relação completa no final do texto.

Nesta terça-feira (4), mais de 100 crianças com idades de 0 a 5 anos matriculadas no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Paulo Ronan Ferraz, localizada no bairro Ilza Terezinha Piccoli, assistiram ao espetáculo.

A apresentação cultural, com duração de uma hora, foi conduzida pelo músico Dário Scherner, idealizador do programa “Piano Gente”, o saxofonista Juscimar Vida, o pianista Arthur Scharneski e a bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos “Flor Ribeirinha” e “Flauta Mágica”.

Desenvolvimento

A diretora do Centro de Educação Infantil, professora Maria do Carmo Martins, elogiou o projeto Piano Gente, classificando como essencial ao desenvolvimento das crianças.

“É a primeira vez que nossa escola recebe essa exibição. Só devemos agradecer a Secretaria de Educação porque as crianças estão com os olhos saltitando. É um presente às crianças que tem a oportunidade de conhecer a cultura e ter uma melhor visão mais abrangente do que é música”.

Em determinado momento do espetáculo, os estudantes interagiram com a bailarina, abraçando-a em meio à emoção durante a apresentação. “Fico encantada a cada ida nas escolas. As crianças ficam emocionadas e é um momento muito especial”, comenta a bailarina Julia Fernandes.

Cultura e inclusão

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, avalia que o projeto “Piano Gente” serve para promover a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do ensino fundamental a partir de experiências musicais significativas no ambiente escolar.

“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

Idealizador do projeto, o músico Dário Scherner explica que a ideia do “Piano Gente” surgiu quando era ainda criança, nos momentos em que tocava piano com seu pai, que também tinha a identidade de Dário Schnerner.

Ele explica que a ideia do projeto é garantir acesso à cultura, e, ao mesmo tempo, promover interação social.

“O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. o Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”.

Confira as datas, horários e locais do programa Piano Gente:

3/11/2025 

Escola Dr. Estevão Alves Correa – 9h

Escola Nossa Senhora da Penha de França – 15h

4/11/2025

Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Ronan Ferraz – 9h

Escola Aristotelino Alves Praeiro – 15h

5/11/2025

Centro de Educação Infantil Jean Carlos Pinho Santos – 9h

Escola Senador Gastão de Matos Muller – 15h

6/11/2025

Centro de Educação Infantil Auro Ida – 9h

Escola Francisco Pedroso da Silva – 15h

7/11/2025

Escola Hilda Caetano de Oliveira Leite – 9h

Escola Nossa Senhora Aparecida – 15h

#PraCegoVer

A foto ilustra um piano de cor laranja no pátio de uma escola. Um homem de camisa verde, do lado esquerdo, toca saxofone. À frente, está uma bailarina de blusa preta. Diversas crianças estão sentadas e em pé prestando atenção na apresentação. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Emanoele Daiane

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.