Professores das escolas públicas de Cuiabá participaram de um simpósio destinado a identificar sinais de dislexia em crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental. O evento foi realizado no período da tarde no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), localizado no bairro Bandeirantes.
A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explica que o município tem a ideia de oferecer, a partir de 2026, seguidas formações continuadas para qualificar professores a respeito do tema.
“Esse foi o primeiro evento realizado na Secretaria Municipal de Educação com foco na dislexia. A partir de 2026, vamos trabalhar ainda mais este tema para que a informação e o conhecimento sejam acessíveis. A partir de formações continuadas, vamos levar conhecimento aos diretores, coordenadores e professores. Quando a dislexia é identificada nas séries iniciais, melhor será a implantação dos métodos de educação para garantia da plena aprendizagem destas crianças”, explica.
A presidente da associação de dislexia de Mato Grosso, Gabrielle Cury, explica que o simpósio é realizado, em caráter itinerante, nos municípios com o propósito de levar conhecimento às famílias e também para o poder público melhor auxiliar as crianças com dislexia. “Já estivemos em Cáceres, Rondonópolis, e, agora foi a vez de Cuiabá. É muito importante essa participação da Prefeitura de Cuiabá, que se mostra disposta a dialogar com as associações, buscando a melhor aprendizagem das crianças”.
O simpósio da dislexia contou com a participação da presidente do Instituto “Domlexia”, que abordou em palestra como identificar crianças com sinais de dislexia.
Entenda
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. É considerada um transtorno específico da aprendizagem porque seus sintomas afetam geralmente o desempenho acadêmico de estudantes, sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.
A palavra “dislexia” é comumente utilizada para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízos nas habilidades de leitura e escrita. Características comuns da dislexia incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.
Há diferentes graus de dislexia, descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Emanoele Daiane