Combate ao Mosquito
Agronegócio

Produção de Etanol de Milho pode Alcançar 10 Bilhões de Litros: Perspectivas e Desafios

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nos últimos 10 anos a indústria mato-grossense cresceu mais de 39%. Esse avanço é reflexo da produção de biocombustíveis no estado, especialmente, do etanol de milho. Para a safra 2025/26 a expectativa é que o setor produza quase 10 bilhões de litros do biocombustível, 1,7 bilhão a mais que no ciclo anterior. 

A expansão do setor deve colocar Mato Grosso cada vez mais em evidência, uma vez que o estado é o principal produtor do cereal e deve ser responsável por cerca de 60% da produção nacional. 

2025 word1
Foto: Assessoria Unem

Durante a 2ª Conferência Internacional Unem Datagro sobre Etanol de Milho, o presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, explicou que eventos como este são importantes para evidenciar este setor, cada vez mais. 

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, comentou que atualmente, o maior produto de etanol é oriundo do milho. “Essa indústria impulsionou a nossa agroindustrialização”.

Para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, essa expansão do biocombustível mudou para melhor a imagem do setor produtivo e deve colocar o estado ainda mais em evidência. 

“O etanol de milho e o milho são commodities que há pouco tempo eram vistos como o ‘patinho feio’ na safrinha por ser plantado para fazer cobertura após a colheita da soja. Hoje deixou de ser safrinha e é uma grande safra pela importância econômica”, frisou. 

Biocombustíveis como uma “nova Petrobras”

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse que o momento dos biocombustíveis é a “nova Petrobras”. 

“A Petrobras foi para o campo, gerar energia, energia verde, renovável e gerar alimentos ao mesmo tempo. Não é concorrente. Combate inflacionário, está aqui passando pelos biocombustíveis. É o Brasil mostrando pro mundo que tem fontes renováveis de energia e dando exemplo de sustentabilidade”, comentou. 

Na ocasião, Fávaro, disse que o Brasil deverá implementar, ainda neste primeiro semestre do ano, até 30% de etanol na gasolina. 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.