A primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris, acompanhada da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, e do secretário adjunto de Cultura e Esporte, Pablo Queiroz, vistoriou, nesta terça-feira (6), as obras da primeira unidade do Siminino, no bairro Pedra 90. O início das atividades na unidade do Siminino está previsto para fevereiro deste ano.
Samantha destacou a importância de levar oportunidades para dentro das comunidades e confirmou que o Pedra 90 será contemplado com duas unidades: uma do Siminina, voltada para meninas, e a primeira unidade do Siminino, destinada a meninos de 6 a 14 anos e 11 meses, com futebol, lutas e atividades pedagógicas, funcionando como um contraturno escolar.
“O ano de 2026 está só começando e essa é a grande novidade. Aqui no Pedra 90, os meninos terão atividades de contraturno, com luta e futebol, além das atividades pedagógicas. Aqui será instalada a nova unidade do Siminina e também a primeira unidade do Siminino. Queremos fortalecer a infância e a adolescência como um todo”, destacou.
Durante a vistoria, o secretário adjunto de Cultura e Esporte, Pablo Queiroz destacou a restauração completa do barracão, que irá receber as atividades esportivas, como lutas, capoeira e judô. “Toda a estrutura passou por reforma, incluindo pintura interna e externa, vidraçaria, serralheria e sistemas elétrico e hidráulico. O objetivo é entregar o espaço revitalizado à Secretaria de Assistência Social, atendendo a um pedido da primeira-dama Samantha Iris”.
De acordo com a coordenadora do programa, Ivete Carneiro, as matrículas do Siminino estarão abertas de 12 a 31 de janeiro, com a oferta de 60 vagas, sendo 30 no período da manhã e 30 à tarde, atendendo meninos de 6 a 14 anos e 11 meses. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: Siminina Regional – (65) 9 9271-5375 ou Central Siminina – (65) 9 9271-7447.
Novas unidades do Siminina
Além da primeira unidade do Siminino, o Programa Siminina, já consolidado para as meninas, chegará a mais bairros neste ano. O Siminina, que atua em 16 unidades e atendeu 1.202 meninas até o final de 2025, passará a ofertar 1.500 vagas, com expansão para 18 unidades em bairros da capital.
Segundo a coordenadora do programa, Ivete Carneiro, a nova unidade do Siminina no Pedra 90 terá 120 vagas, sendo 60 no período matutino e 60 no vespertino. Já a nova unidade do Cras Getúlio Vargas, localizada na região do Coxipó, ofertará 50 vagas, sendo 25 pela manhã e 25 à tarde.
“Tivemos 940 rematrículas, temos uma fila de espera para as Simininas. E estamos nos preparando para as novas matrículas e como diz a nossa madrinha e primeira-dama Samantha Iris, estamos trabalhando para ter o melhor Siminina de todos os tempos. Estamos falando de um programa de transformação, que oferece um futuro para nossas crianças”, afirmou Ivete.
As matrículas do Siminina seguem até 31 de janeiro pelo formulário de pré-matrícula, onde os pais ou responsáveis devem preencher os dados solicitados. A entrega dos documentos será realizada no período de 9 a 13 de fevereiro, na unidade escolhida no momento do preenchimento das informações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Erlan Aquino






