Em mais uma ação voltada ao cuidado das meninas atendidas pelo Programa Siminina, a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, participou da entrega de 17 óculos gratuitos a alunas das unidades dos bairros Jardim Renascer, Três Barras e Novo Paraíso 2. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o projeto Diniz Social e o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama.
Ao todo, 50 Simininas participaram da ação, passando por avaliação oftalmológica com os profissionais Dr. Marcel Leão, Dra. Michelly Barros e José Sardinha, parceiros das Óticas Diniz da região central de Cuiabá. Após os exames, foram identificadas 17 meninas com necessidade de uso de lentes corretivas, que receberam gratuitamente os óculos por meio do projeto Diniz Social.
Durante a entrega, a primeira-dama Samantha Iris agradeceu ao projeto Diniz Social e também ao empresário Robson Hebert, que entregou presentes do Planet Park. Ela classificou a ação social como uma grande inspiração tanto para aqueles que querem ajudar quanto para as meninas. “Eu fico muito feliz por cada presente dado às meninas. Agradeço a vocês por essas oportunidades oferecidas a elas. Que aproveitem esse presente e saibam que o carinho e as oportunidades que recebem hoje podem inspirá-las, no futuro, a também ajudar outras pessoas”, destacou a primeira-dama.
Os proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, explicaram que a doação faz parte do Diniz Social, projeto nacional da franquia que, em 2025, chega à nona edição e já beneficiou mais de 100 mil crianças em todo o país.
“Convidei Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, para fazer parte do Diniz Social, contemplando-as com esses óculos, porque uma ação não é importante somente para quem recebe, mas também para quem faz. Cresci ouvindo minha avó dizer que uma andorinha só não faz verão, mas, se cada um fizer um pouquinho, o mundo pode ficar melhor. Às vezes, um simples gesto, como levar uma criança ao parque ou ao teatro, já transforma uma vida. E poder contribuir com isso é muito gratificante”, afirmou Thiago.
Nadja Helaine explicou que as Simininas inicialmente passaram pela consulta médica e, após essa etapa, realizaram a escolha da armação e a medição necessária para a confecção das lentes pela loja. “Quando as lentes ficam prontas, elas retornam para buscar os óculos já montados”, detalhou.
A mãe de uma das beneficiadas, Sabrina Ramos Nascimento, contou que a filha, Melyssa Vitória de Matos, de 7 anos, aluna da unidade do Novo Paraíso, foi diagnosticada com problema de visão durante as atividades do programa. “Desde o primeiro momento, o pessoal do Siminina me deu todo o apoio. Assim que perceberam a dificuldade da Melyssa, já a incluíram no projeto, fizeram a consulta e providenciaram os óculos. Tenho certeza de que isso vai melhorar muito o aprendizado e a educação dela. Sou muito grata por todo o cuidado e atenção que tiveram com a minha filha”, afirmou emocionada.
O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, atende atualmente 1.149 meninas com idades entre 6 e 14 anos, em 16 unidades distribuídas pela cidade. O projeto oferece atividades socioeducativas, balé, fanfarra e reforço escolar.
#PraCegoVer
A imagem mostra a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, ao lado dos proprietários da Ótica Diniz, Thiago André da Nóbrega Lira e Nadja Helaine Araújo da Nóbrega Lira, junto às Simininas contempladas com exames, óculos e presentes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Rennan Oliveira






