A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, visitou, nesta segunda-feira (4), a unidade do Programa Siminina no bairro Três Barras. A unidade atende 127 meninas, sendo 62 no período da manhã e 65 à tarde.
Durante a visita, Samantha destacou a importância do programa para o desenvolvimento integral das meninas e anunciou que a gestão trabalha para ampliar o número de atendidas. Segundo ela, atualmente, mais de mil meninas participam do programa nas 16 unidades de Cuiabá, número que deve crescer com a reabertura das unidades dos bairros Pedra 90, Dr. Fábio, Jardim Fortaleza e Getúlio Vargas, desativadas durante a pandemia de Covid-19 e permanecem fechadas até hoje.
“A gente tem algumas unidades que foram fechadas no período da pandemia e permaneceram assim. Algumas já retomamos; outras, estamos estudando a reabertura. Também estamos mapeando bairros onde há demanda para implantar novas unidades”, explicou Samantha.
Além da retomada das atividades em locais já existentes, a primeira-dama destacou a criação da primeira unidade do Siminino, voltada ao atendimento de meninos em situação de vulnerabilidade.
“Estamos trabalhando para abrir, ainda este ano, a primeira unidade do Siminino, para também atender os meninos. Essa é uma novidade e uma demanda que temos recebido em vários bairros”, pontuou.
Samantha também ressaltou que o programa Siminina vai além do contraturno escolar. Ele promove o desenvolvimento da autoestima, o autocuidado, a prevenção de abusos, o empreendedorismo e o fortalecimento do núcleo familiar.
“Nosso objetivo é que essas meninas cresçam seguras, em ambientes saudáveis, e que conheçam o seu valor. Contamos com psicólogos e pedagogos, e nossas monitoras têm uma atuação personalizada, observando caso a caso. Se identificam alguma necessidade mais profunda, encaminham para acompanhamento especializado”, detalhou.
Como se inscrever no Programa Siminina
O Programa Siminina funciona em 16 unidades localizadas nos bairros: Novo Paraíso II, Três Barras, CPA – Cras, Primeiro de Março, Tijucal – Cras, Chácara dos Pinheiros, Pascoal Ramos, Jardim Leblon, Jardim Renascer, Carumbé, Altos da Boa Vista, Santa Isabel, Distrito da Guia, Distrito do Sucuri, Capão do Gama e Novo Colorado – Cras.
Para que uma menina seja atendida pelo programa, o primeiro passo é procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social. A equipe fará o encaminhamento para a coordenadora do programa, Ivete Carneiro de Souza, que verificará a disponibilidade de vagas na unidade mais próxima da residência da família.
“Nosso foco é atender meninas em maior situação de vulnerabilidade social. Priorizamos essas famílias, mas tentamos eliminar o máximo de exigências para alcançar o maior número possível de meninas”, explicou Samantha.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, a equipe e as Simininas da unidade Três Barras posando para a foto.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Daniella Duque