O presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avallone, participou nesta quarta-feira (17.09), do VII Encontro Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio – Setembro Amarelo, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com apoio da Assembleia Legislativa e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o evento reuniu gestores, profissionais de saúde e lideranças para reforçar a importância do acolhimento, da prevenção e criação de políticas públicas para o tema. Em sua fala, o presidente em exercício da Fiemt destacou que a pauta da saúde mental precisa ser tratada como prioridade coletiva.
“A saúde mental deixou de ser um tema restrito às famílias e se tornou uma questão social, que exige políticas públicas permanentes e a participação ativa de toda a sociedade”, afirmou.
De acordo com dados oficiais da Organização Mundial de Saúde, no Brasil são registrados cerca de 14 mil óbitos autoprovocados, número que reforça a urgência da prevenção e do fortalecimento da rede de apoio psicossocial. Entre os jovens de 15 a 29, o suicídio é a 4ª principal causa de morte.
Câmara Setorial de Saúde Mental
Deputado estadual licenciado, Avallone contou que sua atuação na área de saúde mental foi motivada por uma experiência pessoal: o enfrentamento da depressão profunda de duas filhas. Da vivência familiar nasceu o Projeto Escuta, programa social que em três anos já atendeu mais de mil famílias com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
A experiência também levou à criação, na Assembleia Legislativa, da Câmara Setorial de Saúde Mental, hoje uma das mais ativas da Casa.
Entre os avanços institucionais, Avallone destacou a aprovação de recursos estaduais para a expansão da rede de atendimento na capital Cuiabá e em cidades do interior e a chegada de uma nova regulamentação nacional que coloca a saúde mental também no ambiente de trabalho.
NR-1
Na esteira desse problema social, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovação a altareção da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), estabelecendo que todas as empresas que atuam em território nacional terão de adotar medidas de prevenção, avaliar os riscos psicossociais e oferecer suporte adequado para apoiar a saúde mental de seus colaboradores.
“A saúde mental dos trabalhadores será uma obrigação legal a ser observada pelas empresas. O Serviço Social da Indústria – Sesi – é um parceiro para apoiar as empresas mato-grossense nesse processo, oferecendo capacitação, consultoria e suporte especializado”, ressaltou.
Fonte: cenariomt