CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá investe em políticas de alfabetização infantil

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém parceria com o Governo do Estado para a execução do programa Alfabetiza MT. Trata-se de um conjunto de políticas públicas educacionais para garantir a alfabetização de crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos.

“Nós fizemos a adesão ao Alfabetiza MT no começo deste ano e estamos implementando da melhor maneira possível. A missão é alfabetizar as crianças na hora certa. Ou seja, até o final do segundo ano do ensino fundamental. É um dos compromissos da gestão do prefeito Abilio Brunini que cada criança, ao completar sete anos, esteja plenamente alfabetizada”, explica o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

A professora Thatiany Soares Correa, mentora da aprendizagem e ponto focal do projeto, explica que o processo de alfabetização plena é pautado pela ideia de que as crianças tenham domínio da leitura e avanços no raciocínio lógico, exigindo, assim, que os professores transmitam, em uma linguagem simples, clara e direta, conteúdos relacionados às disciplinas de Português e Matemática. 

Por isso, a Secretaria de Educação tem reforçado a qualificação dos professores e fornecido material didático às crianças. 

“Nós já conseguimos fazer a distribuição de todo o material físico para todas as escolas de 1º e 2º ano e também aos professores. Todos os professores da nossa rede já passaram por uma formação online de 40 horas. Mensalmente, passam por uma avaliação presencial de até 4 horas de duração, com todas as metas, programação e procedimentos de aprendizagem. 

O MDC (Material Didático Complementar) é entregue semestralmente nas unidades escolares. “É feita uma rotina com a utilização deste material para ser utilizado em sala de aula e manter o estudante focado, diariamente, no processo de alfabetização”, conclui a professora Thatiany Soares Correa.

#PraCegoVer

A foto ilustra o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, e a professora Thatiany Soares Correa. Ambos estão em uma sala de reunião, sentados em cadeiras e apoiados em uma mesa preta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Francinei Marans

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.