Cuiabá

Prefeitura capacita 250 profissionais para novo programa: Saiba mais sobre a iniciativa

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou, neste fim de semana, uma capacitação estratégica para a implantação do novo fluxo assistencial do Programa S.O.S. Infarto. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu no auditório da UNIC Beira Rio e reuniu diretores clínicos, coordenadores, responsáveis técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências — incluindo UPAs, policlínicas e SAMU.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que o fortalecimento da linha de cuidado cardiovascular é prioridade da gestão. “Quando falamos em infarto, cada minuto faz diferença. Por isso, estamos reorganizando fluxos, qualificando equipes e garantindo que todos os profissionais envolvidos no atendimento estejam alinhados às novas diretrizes. O objetivo é salvar vidas com um atendimento mais ágil, seguro e eficiente desde o primeiro contato do paciente com a rede de emergência”, afirma.

Nos dias 06 e 07 de dezembro, participaram 143 e 114 servidores, respectivamente, totalizando mais de 250 profissionais capacitados.

Segundo a coordenação do programa, esta é a segunda capacitação realizada com foco nos novos protocolos e diretrizes que passam a integrar o S.O.S. Infarto. O objetivo é garantir rapidez, organização e padronização do atendimento para todos os pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

“Atendimento inicial básico deve ser feito em pacientes com dor torácica ou dor no peito. Eles já devem ser encaminhados imediatamente, em até 10 minutos, para realizar o eletrocardiograma, e novamente em mais 10 minutos para avaliação médica. Esperamos sempre que, em até uma hora e vinte, esse paciente já esteja no Hospital Geral para iniciar o procedimento de cateterismo. A gente busca sempre a agilidade”, reforça o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça.

Tempo é Músculo: o princípio que guia o novo fluxo

O novo protocolo reforça a premissa central do atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAMCSST): cada minuto perdido significa maior dano cardíaco e maior risco de morte. O fluxo estabelece metas rígidas:

Porta–ECG: realização do eletrocardiograma em até 10 minutos

Porta–médico: avaliação médica em mais 10 minutos

Transferência: chegada ao Hospital Geral em até 1h20 para início do cateterismo

Reperfusão precoce: prioridade absoluta para restaurar o fluxo sanguíneo

Durante a capacitação, foi reforçado que a enfermagem é o primeiro ponto de contato do paciente e desempenha funções críticas:

reconhecimento imediato de sinais e sintomas, inclusive atípicos

realização técnica do ECG com qualidade

comunicação rápida com a equipe médica e a central reguladora

monitorização contínua até a reperfusão

O protocolo destaca que todo paciente com dor torácica, desconforto torácico ou sintomas equivalentes deve realizar ECG em até 10 minutos — sem exceção.

Também foram revisados erros comuns que atrasam o diagnóstico, como aguardar avaliação médica antes do ECG, priorizar burocracias, subestimar sintomas atípicos e solicitar exames laboratoriais antes da confirmação do IAMCSST.

A capacitação integra a estratégia da gestão municipal de qualificar continuamente os serviços de saúde, garantindo mais agilidade, resolutividade e segurança no atendimento cardiovascular de emergência. Com os novos fluxos implantados, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de ampliar a capacidade de resposta do sistema municipal, reduzir o tempo até o diagnóstico e assegurar o melhor prognóstico possível para pacientes com suspeita de infarto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Alessandra Marques
Foto: SMS

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.