CUIABÁ

Prefeitura age para solucionar problema dos animais no Mercado do Porto: saiba mais!

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá está desenvolvendo ações para acolhimento dos animais que circulam pelas dependências do Mercado do Porto, no bairro do Porto. As iniciativas serão executadas pela Diretoria de Bem-Estar Animal e pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. As soluções incluem a captura desses animais, castração, vermifugação e o encaminhamento para lares temporários ou definitivos (adoção). As ações atendem a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2017, que vem sendo protelado ao longo dos anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, desde 2017, com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o município vem buscando ampliar os prazos e construir soluções viáveis para o problema da presença de animais no Mercado do Porto, onde há intensa atividade de comercialização de alimentos, como peixarias e açougues. O prazo final para cumprimento integral das medidas é 31 de agosto, e até lá a meta é resolver a situação de forma definitiva.

“Entre as iniciativas já em andamento está a instalação de um sistema de ruído para afastar pombos da área, sem causar danos ambientais. E agora estamos alinhando, com a nova diretora da Bem-Estar Animal, as ações voltadas para os animais”, explicou Mariana Paixão, da Secretaria Municipal de Turismo.

O primeiro plano de ação envolve a sociedade. Será uma divulgação, por meio de fotografias, para que as pessoas conheçam os animais que estão no abrigo municipal aptos para adoção. “É uma campanha para dar visibilidade a cães saudáveis, castrados, com acompanhamento veterinário, que aguardam uma família, um lar, que estão precisando de amor. A ideia é estimular a adoção consciente por meio de entrevistas prévias, assegurando um bom direcionamento e aumentando a rotatividade dos animais abrigados. Quanto mais adoções ocorrerem, mais espaço se abre para resgatar novos animais. Queremos criar esse fluxo praticamente automático, que funcione com agilidade”, destacou a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.

As fotografias serão expostas em locais bem frequentados, como o Mercado do Porto e o Museu do Rio, para garantir que tenham a merecida visibilidade e para informar o público de que existe um local onde adotar.

“Adotou um, ajudamos outro. Então, nosso objetivo primário, nesse primeiro momento, é o corpo a corpo com o público, para trazer mais possibilidades para a Bem-Estar Animal atender. Fazer com que as pessoas conheçam os animais que estão prontos para adoção e garantir novos lares para eles o mais breve possível, para que a gente consiga ajudar muitos outros animais”, destacou Morgana.

A Prefeitura garante apoio contínuo aos adotantes, oferecendo ração, atendimento clínico primário e, quando necessário, inclusão no projeto de castração. A meta é fortalecer o elo entre o poder público e a sociedade, assegurando condições dignas para os animais.

Inicialmente, o foco maior será nos cães, permitindo a abertura de novas vagas no abrigo municipal. Já os gatos, por questões estruturais e de segurança, não são recebidos no abrigo. Por isso, a Bem-Estar Animal pretende intensificar a parceria com a ONG Lunaar, que atua diretamente no acolhimento de felinos. O objetivo é criar um fluxo colaborativo com a ONG para ampliar a capacidade de atendimento e promover mais adoções.

A castração é uma medida de controle populacional de médio a longo prazo. “Animais castrados deixam de reproduzir, o que evita a perpetuação do problema de abandono. A Prefeitura reforça seu compromisso com ações coordenadas como mutirões de castração e encaminhamento para lares temporários ou definitivos, buscando uma solução sustentável para a presença de animais nas redondezas do Mercado do Porto”, explicou a diretora.

O primeiro mutirão de castração acontecerá no dia 26 deste mês, em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (HOVET). Será voltado para desafogar as ONGs, abrangendo 40 animais.

Ressalta-se que as castrações para atender os munícipes continuam normalmente, sendo duas por dia, liberadas pela Bem-Estar Animal, conforme critérios de baixa renda.

#PraCegoVer

A foto exibe os participantes da reunião em sinal de otimismo com a ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Eliana Bess
Foto: Erlan Aquino

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.