O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a vereadora e primeira-dama, Samantha Iris, participaram, nesta quinta-feira (16), de uma audiência pública voltada a debater campanhas, ações e soluções para o resgate do Centro Histórico da capital. Requerida pela vereadora Samantha, o debate reuniu representantes do poder público, universidades, comerciantes, arquitetos, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e membros da sociedade civil.
Durante o encontro, foram apresentadas sugestões para melhorar a mobilidade urbana, a segurança, a vocação comercial da região e o incentivo ao turismo local. Também foram discutidas propostas de revisão da legislação urbana e criação de moradias no centro, de modo a impulsionar a ocupação ordenada e sustentável da área histórica.
O prefeito Abilio Brunini destacou que a Prefeitura está dialogando com diversos setores para a construção de um plano diretor específico para o Centro Histórico, com foco na valorização do patrimônio e no desenvolvimento econômico da região.
“Estamos conversando com os demais setores para que possamos construir um masterplan para o centro histórico e definir o que pode e o que não pode ser feito, e como cuidar desse espaço. É uma situação complexa, que envolve associações, o Estado, o Iphan e diversas entidades. O mais importante é que, através dessa parceria com a Câmara e com a vereadora Samantha, essas discussões se iniciaram e queremos, até o ano que vem, apontar soluções concretas para o Centro Histórico”, afirmou Abilio.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, reforçou que várias pastas da Prefeitura estão atuando de forma integrada para o resgate do espaço. Ele destacou as feiras de agricultura familiar realizadas semanalmente na Praça Alencastro como um exemplo de ação que valoriza o centro e estimula a presença de famílias e consumidores. “Essas feiras e eventos ajudam a atrair a população, fortalecem o comércio e promovem a boa ocupação do espaço público, afastando usos indevidos e revitalizando o coração da cidade”, pontuou.
Já o secretário municipal de Planejamento Urbano, José Afonso Portocarrero, destacou o início do processo de revitalização do Morro da Luz, ponto histórico e cultural da capital, localizado na região central. A ação que começa com a identificação e retirada de árvores sem vida é o primeiro passo de um projeto mais amplo de requalificação da área, e seu entorno.
A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, Luciana Mascaro, também participou da audiência e colocou a universidade à disposição para colaborar com estudos e projetos já existentes sobre o centro. Ela sugeriu que a Prefeitura avalie a criação de moradias sociais na região, como estratégia para reocupar e dinamizar o comércio local. “O comércio vai onde há gente. É essencial pensarmos em moradia no centro para revitalizar de forma duradoura. A UFMT tem estudos e levantamentos atualizados que podem subsidiar a Prefeitura nesse processo”, afirmou Luciana.
Para a vereadora Samantha Iris, o debate representa uma união de esforços para que o Centro Histórico volte a ser um espaço vivo e valorizado. “Ouvimos diversas entidades e pessoas que têm ligação com o centro, seja pela gestão, pelo comércio ou pelo amor à cidade. O grande desejo de todos é reviver o Centro Histórico. Eu acredito que os encaminhamentos dessa audiência são essenciais para isso. Queremos um projeto prolongado, que vai além de gestão, além de mandato, além do tempo”, afirmou.
Como encaminhamento, Samantha anunciou a criação de um canal de WhatsApp para que os participantes acompanhem os desdobramentos da audiência e contribuam com sugestões. A vereadora também adiantou que pretende propor uma lei e formar um comitê permanente voltado à gestão e valorização do Centro Histórico. “Queremos que esse projeto vá além de mandatos e gestões. O centro é a história viva de Cuiabá. A região merece ser preservada, revitalizada e devolvida aos cuiabanos como um espaço de convivência, cultura e desenvolvimento”, concluiu Samantha.
Também participaram das discussões a presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil, o vereador T. Coronel Dias, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elisangela Fernandes Bokorni, a secretária adjunta de Assistência Social, Paolla Reis e o tenente-coronel Marcelo Moraes, comandante da 21ª Companhia Independente da PM no Centro Histórico.
#PraCegoVer
Na imagem, o prefeito Abilio discursa na Câmara de Cuiabá, vestindo camisa cinza. A mesa é composta por Samantha Iris, que preside a audiência pública, pelos secretários Fernando Medeiros, José Afonso Portocarrero e pela representante do Iphan.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Emanoele Daiane