O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini pediu colaboração da população em relação ao descarte irregular de lixo, principalmente para evitar o entupimento de bocas de lobo e alagamentos nos dias com chuvas intensas, como a de terça-feira (8).
O temporal ocasionou alagamentos que prejudicaram vias públicas, residências e comprometeram até o atendimento em unidades de saúde. Foram quase 100 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora.
“Nós tivemos um temporal, mas o grande problema não foi a chuva. Uma parcela da população deixa o lixo na rua, deixa o lixo no chão. Não vai adiantar limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com a cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste, o Centro Histórico de Cuiabá está cheio de lixo no chão. Isso entope todas as bocas de lobo. Hoje, encontramos placas de carro, inúmeros sacos de lixo e até colchão. Quem está sujando nossos dutos é uma parcela da população. E por causa desta parcela da população, muitos pagam um preço muito caro”, disse.
O prefeito também cobrou responsabilidade dos comerciantes da região do Centro, uma vez que, foram flagrados na terça-feira (8) vários sacos de lixo em frente aos estabelecimentos, encostados no chão com caixas de papelão e outros produtos descartáveis.
“Não vai adiantar limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com a cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste. O Centro Histórico de Cuiabá está cheio de lixo no chão. Em muitos bairros se coloca o lixo no chão; na região do centro, o que mais se encontra são sacolas das lojas. Esse tipo de conduta entope toda boca de lobo, não adianta limpar antes. Na limpeza de hoje, nós encontramos placa de carro, inúmeras sacolas de lixo e até colchão”, destacou Abilio.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (9), a Defesa Civil contabilizou danos graves em pelo menos 21 bairros.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais Cemaden) informou que choveu cerca de 86 milímetros (mm) no aniversário de Cuiabá. Se somada toda a chuva que caiu na cidade desde o dia 1º deste mês, a quantia
chega a 172 mm.
A média histórica para o mês é de 113 mm. A marca foi impulsionada pelo volume grande de ontem. A chuva fez a média ultrapassar em quase 50%.
Milímetros de chuva são uma unidade de medida da quantidade de água que cai em uma determinada área, sendo que 1 milímetro equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, percorrendo a região central da cidade durante o temporal na noite de terça-feira (8).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Rennan Oliveira