A saca de 60 quilos de milho disponível em Mato Grosso atingiu a média de R$ 61,08 na semana do dia 21 de fevereiro. O valor é 64,11% superior ao registrado no mesmo período em 2024.
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (24), mostra que na variação semanal o incremento observado foi de 3,80%. Já em relação ao da mesma semana em janeiro o aumento é de 14,15%.
O cenário observado na terceira semana de fevereiro, explica o Instituto, está associado à menor disponibilidade do milho em Mato Grosso, visto a retração de 10,16% na produção da safra 2023/24 quando comparado com a safra 2022/23, somada à comercialização 5,33 pontos percentuais mais adiantada em relação à safra passada.
No que tange ao incremento ante o período em fevereiro de 2024, o Imea ressalta que “vale destacar que, durante o período de entressafra, historicamente, o preço do milho tende a apresentar sustentação nas cotações”.
“Assim, a combinação entre a menor oferta e a demanda aquecida pelo cereal contribuíram para a manutenção das cotações em patamares elevados. Portanto, espera-se que o preço disponível do milho se mantenha firme a curto prazo”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural