O preço da batata e da cebola apresentou queda expressiva no mês de julho nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.
Os dados fazem parte do 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Preço da batata tem queda pelo segundo mês seguido


Segundo o levantamento, o preço da batata caiu pelo segundo mês consecutivo. A redução chegou a 31,61% na média ponderada de 11 entrepostos analisados pela Conab. O movimento é explicado pela maior oferta do produto, resultado do aumento da produção.
Preço da cebola fica quase 60% mais barato em um ano
Já o preço da cebola apresentou recuo de 25,57% em julho, em comparação a junho. Na comparação anual, a queda é ainda mais significativa: quase 60% abaixo do valor registrado em 2024. A abundância da safra influenciou diretamente no alívio dos preços.
Outros produtos apresentam variação
Além do preço da batata e da cebola, o boletim da Conab também destacou a movimentação de outros alimentos:
-
Tomate: queda de 16,68% no Paraná, mas alta de 4,68% em Santa Catarina.
-
Cenoura: comportamento instável entre as Ceasas.
-
Alface: média ponderada com alta de 9,93%, principalmente no Paraná.
Frutas também registram oscilações
Nas frutas, houve queda no preço da laranja (9,8%) e da maçã (1,92%), enquanto a melancia subiu 3,92%. Já a banana teve alta de 10,48% e o mamão apresentou o maior aumento, de 21,65%, por conta do impacto do clima.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt