O prazo para a vacinação e registro obrigatório do rebanho contra a brucelose se encerra dia 31 de dezembro em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) até a segunda-feira (15), 1.803 atestados ativos, referentes a vacinação de 48.578 fêmeas entre julho e dezembro deste ano, ainda não foram registrados.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, afirma que a situação acende um alerta sanitário, em virtude da ausência dos registros que compõem os indicadores de cobertura vacinal do estado.
Os pecuaristas com pendências foram notificados pelo sistema e‑Saniagro e por e-mail durante a atualização semestral de rebanho, encerrada em novembro. Apesar disso, milhares de propriedades ainda não concluíram o procedimento.
“A falta de registro pode resultar em autuação, além de deixar a propriedade irregular e impedir o trânsito de animais, afetando diretamente a rotina produtiva e comercial das fazendas”, alertou Ingold.
Sobre a vacinação contra brucelose
A imunização deve ser feita por médicos veterinários cadastrados ou vacinadores sob responsabilidade da fazenda, em fêmeas de 3 a 8 meses. A marcação segue o padrão nacional: B19 – número “5” e RB51 – letra “V” no lado esquerdo da face.
Após a vacinação contra brucelose, o registro deve ser feito exclusivamente no e‑Saniagro. Em caso de dúvidas o produtor pode entrar em contato com a Unidade Local da Iagro mais próxima.
Fonte: primeirapagina






