Carros podem ficar mais caros em 2026? Entenda medida do governo
Governo planeja elevar imposto de importação de carros e aço para arrecadar R$ 14 bilhões. Veja como a medida pode encarecer os veículos no Brasil em 2026.
O bolso do consumidor brasileiro pode sentir um novo impacto no próximo ano. O Governo Federal avalia elevar as alíquotas do Imposto de Importação para setores estratégicos, como o automotivo e o de aço, visando proteger a indústria nacional e arrecadar cerca de R$ 14 bilhões para fechar o Orçamento de 2026.
Carros podem ficar mais caros em 2026?
A medida é uma resposta ao aumento expressivo das importações, especialmente vindas da China, que redirecionou mercadorias para mercados alternativos após as barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos. Atualmente, o setor de automóveis demanda que o governo recomponha a tarifa de importação para o patamar de 35%.
Não é apenas o carro pronto que pode subir. O setor de aço, que projeta um aumento de mais de 30% nas importações em 2025, também pede mecanismos de defesa comercial. Como o aço é uma das principais matérias-primas da indústria automobilística nacional, uma eventual alta no seu imposto de importação geraria um efeito cascata, encarecendo também os veículos fabricados no Brasil.

Previsão: Quanto os carros podem subir?
Embora o governo ainda não tenha detalhado as novas alíquotas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), é possível traçar uma estimativa com base no pleito do setor de 35% de tarifa:
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Carros Importados: Se a recomposição tarifária chegar aos 35% solicitados, modelos que hoje entram com alíquotas reduzidas (como elétricos e híbridos que ainda estão em fase de transição tributária) podem sofrer reajustes diretos entre 10% e 20% no preço final, dependendo do repasse das montadoras.
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Carros Nacionais: Mesmo os veículos produzidos no Brasil não estão imunes. Se o imposto sobre o aço subir para proteger as siderúrgicas nacionais, o custo de produção aumentará. Especialistas do setor estimam que o repasse para o consumidor em modelos nacionais pode variar entre 3% e 7%, considerando o peso do aço na estrutura do veículo.
O fator “Arrecadação”
A meta de arrecadar R$ 14 bilhões extras foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e consta no relatório da senadora Dorinha Rezende. Isso indica que a elevação das alíquotas é uma peça-chave para o equilíbrio fiscal do governo no próximo ano, tornando a aprovação da medida bastante provável.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360






